Pesquisar este blog

domingo, 8 de novembro de 2020

Titânica Tarefa

 

     Antônio Wantuil
                                                                         O Presidente mais longevo da FEB 1(943-1965)

Titânica Tarefa

por Tasso Porciúncula (Indalício Mendes)

Reformador (FEB) Fevereiro 1962

             A literatura espírita tem progredido extraordinariamente no Brasil graças, em grande parte, aos esforços despendidos pela Federação Espírita Brasileira. Obras de caráter científico, religioso, doutrinário e literário tem saído das oficinas do Departamento Editorial da FEB, oficinas que já não dão conta dos trabalhos que se acumulam, aguardando impressão. Isto quer dizer que o movimento espírita continua crescendo e crescendo muito depressa. Tão depressa que os recursos materiais da Federação Espírita Brasileira, requisitados para a ampliação do Departamento Editorial, não bastam para satisfazer as exigências normais do movimento.

            Muitas vezes a FEB se vê impossibilitada de reeditar obras importantes, de cunho científico, doutrinário ou literário, por não haver espaço e máquinas disponíveis. Em certos casos urgentes, a FEB tem recorrido a tipografias particulares mas semelhante providência encarece sobremaneira as obras, dificultando o programa estabelecido pela FEB.  

            Não obstante isso, conseguiu o Departamento Editorial liberar uma grande obra que aguardava sua vez de reedição. Referimo-nos ao monumental trabalho de Epes Sargeant intitulado “Bases Científicas do Espiritismo”, cuja primeira edição em nosso idioma foi impressa em Paris há muitos anos, e estava completamente esgotada.

            A nova edição foi cuidadosamente revista, segundo a edição original norte-americana. Traz esclarecimentos oportunos além de informações biográficas a respeito do insigne Epes Sargent, tão pouco conhecido nos meios espíritas de hoje.

            É preciso que os espíritas levem em conta os esforços e os sacrifícios da Federação Espírita Brasileira em reeditar obras antigas, indispensáveis à sobrevivência da cultura espírita, como tem feito e continuam fazendo. Estão, nesse caso, além de “Bases Científicas do Espiritismo”, estes livros: “Animismo e Espiritismo”, de Alexandre Aksakof: “O Espiritismo”, de Paul Gibier, “O Fenômeno Espírita”, de Gabriel Delanne; “Um caso de desmaterialização”, de Alexandre Aksakof; “A Morte e seu Mistério” (3 volumes) “O Desconhecido e os Problemas Psíquicos” de Camille Flammarion, etc. Isto sem se falar em outras de cunho doutrinário e evangélico como “'No Invisível”, “O Problema do Ser, do Destino e da Dor”, “Cristianismo e Espiritismo”, essas e outras de Léon Denis: “A Psicografia ante os Tribunais” de Miguel Timponi, cuja primeira edição se intitulava “O Caso Humberto de Campos”; “Os Quatro Evangelhos” de Roustaing, etc. 

            Muitas obras de feitura e conteúdo científicos têm de sobreviver em reedições periódicas para que as novas gerações se ponham a par dos fatos e das ideias discutidos e comprovados no pretérito. Um livro como “Física Transcendental”, de Frederico Zöllner, ou estas de Delanne: “O Espiritismo perante a Ciência”, “A Evolução Anímica” e “Reencarnação” têm de fazer obrigatoriamente parte da biblioteca dos estudiosos, daqueles que, além dos conhecimentos doutrinários e evangélicos do Espiritismo, queiram estimular sua cultura com as obras de divulgação científica.

 

Do blog: O esforço da FEB vem desde sempre...

Nenhum comentário:

Postar um comentário