Pesquisar este blog

quarta-feira, 21 de agosto de 2019

Inspirações - 12



Inspirações – 12
por Angel Aquarod
Reformador (FEB) Novembro 1923

O ESPIRITISMO SERÁ A RELIGIÃO

Desde os primeiros tempos da aparição do Espiritismo, em seguida aos
Fenômenos, surgiram ensinos de Ordem superior e alguns clarividentes divisaram os infinitos horizontes reservados ao desenvolvimento da nova doutrina.

Muito depressa se imaginou o papel preponderante que o Espiritismo representaria na evolução das almas e das sociedades, em todas as ordens de coisas.  Compreendeu-se, desde logo, que ele representa a maior revolução, de ordem ideológica, que a humanidade tem podido registrar em seus anais. E, sobretudo, se compreendeu que, na ordem religiosa, teria de contribuir para a reforma das religiões, de tal maneira que a renovaria até nos seus alicerces.

Assim foi que um dos mais conspícuos filósofos que a nova ideia contou, prevendo, sabendo, pode dizer o que o Espiritismo seria no futuro, mediante esta formal afirmação : “O Espiritismo não é uma religião: é a Religião.”

Esse filósofo falava com a autoridade de um Enviado e o era em verdade. Aquela afirmação, cuja veracidade ele demonstrou de todas as maneiras por que se podia demonstrar, veio a constituir o que atualmente é um postulado Irrefutável; mas um postulado, não pelo que, na realidade, é hoje o Espiritismo, atendendo-se ao critério adotado pela maioria de seus adeptos, porém pelo que será no futuro. Então, postos de acordo o modo de pensar e de proceder dos adeptos com os preceitos doutrinários, não haverá quem possa duvidar da verdade afirmada e a Nova Revelação, com seus copiosos e verdadeiros ensinos, ocupará nas consciências elevado lugar e se imporá na ordem social, na ordem religiosa e em outras, com todo o prestigio de Enviado do Céu, para regular a marcha evolutiva da humanidade.

Tão necessária se faz uma reforma radical na ordem religiosa, que atualmente legiões de espíritos laboram com a maior dedicação para prepará-la.
           
Do vosso plano não podeis contemplar o trabalho que se realiza nesse sentido, porém, crede que é enorme. É labor por demais delicado e complexo, de sorte que ainda não se podem apreciar de maneira notável os progressos que a tal respeito se vão efetuando. Em dia, que ainda vem distante, cairá, como por arte mágica, o véu que oculta quanto se está elaborando e vos assombrareis com o impulso que no vosso plano tomará a reforma religiosa.

É de tal natureza este labor, que só se pode tornar sensível, quando o fruto estiver maduro.

O Espiritismo visível deve, por conseguinte, preparar-se para desempenhar, com a maior perfeição possível, o papel que lhe está reservado, a missão grandiosíssima e transcendental que lhe impuseram os Diretores da evolução, desde o momento em que lhe preparavam a aparição e o desenvolvimento na sombra.

Pela magnitude da missão que se lhe confiou não pode ele ser uma religião, pois que isso seria amesquinha-lo. É mais importante, do que o papel de uma simples religião a missão que lhe compete desempenhar.

Religiões particulares já há bastantes, se bem que ainda devam formar-se outras novas; porém, o Espiritismo não deverá particularizar-se numa forma especial.

Falta realizar-se a unidade das crenças, dar meios à Religião de influir nas almas e acabar com os exclusivismos, com as intransigências, com os sectarismos que mantém dividida a humanidade. A colimação desse objetivo está reservada à Religião, não às religiões.

As religiões, por sua parte, nada mais farão que ir progredindo, pondo de parte todos os dogmas que as separam, para deixar de pé somente o que liga, o que une, o que possa conduzir da diversidade à unidade os Espíritos.

O Espiritismo, sendo, não uma religião, mas a Religião, abarcará todas, que, como filhas submissas, o seguirão em suas inspirações, até que nesta tarefa de aproximação, de real ascensão para a verdade e para a pureza, se fundam todas na Religião, isto é, no Espiritismo, que possivelmente terá mudado de denominação.  Todavia, não deixará por isso de, ser o Espiritismo, aquele grande ideal que atualmente está dando a ver o que será no longínquo amanhã e o que conseguirá da humanidade e de suas instituições com a vara mágica da virtude divina, que ele traz na sua essência.

Poderão objetar-me que o Espiritismo não é coisa nova, que, antecipando-o de séculos, em outras latitudes do planeta, divinos Instrutores desceram em missão para fundar precisamente uma religião, que, pelo que representa e pela amplitude de suas vistas, se poderia considerar como sendo a Religião capaz de abrigar a todas e a todas auxiliar em seus desenvolvimentos, justifica-las e sancionar lhes as respectivas missões.

Efetivamente, existe esse grande ideal de fraternidade humana, de elevadíssimo alcance, que pode equiparar-se à Religião única, que um dia fará da humanidade terrestre um só rebanho obediente a um só pastor.

Porém, o Espiritismo há de superar essa filosofia religiosa a que me refiro, porque tem maiores recursos do que ela para impor-se ao mundo, para encher, por conseguinte, o vácuo que existe no caso particular com que nos ocupamos. Este vácuo o Espiritismo o cumulará cabalmente, porque tem a seu favor a revelação plástica, evidente e comprovável, perenemente, do mundo invisível. Isto é o que lhe fará pesar mais do que aquele outro sistema filosófico-religioso a que aludi e, conseguintemente, exercer maior influência no trabalho de unificação. 

Claro está também que essa grande religião e filosofia a que me refiro, tendo já desempenhado importantíssimo papel no mundo das crenças e tido máxima influência, continua e continuará a prestar o seu concurso, completando a obra do Espiritismo ou vice-versa.
           
            Porque, ambos os sistemas têm a mesma finalidade e se completam um ao outro, o que quer dizer que indefectivelmente chegarão a fundir-se e a formar, no futuro, uma única entidade, que desempenhará a alta missão, tantas vezes assinalada, de reunir todas as religiões e fundi-las, servindo de molde para essa unificação, porque representará a Religião pura.

Vós, atualmente, não podeis conceber como se irá isso realizando e como terminará a obra. Se presentemente tivésseis a visão clara de como se desenvolverá este labor e até onde terá que ir, talvez vos sentísseis feridos n’alguma delineada fibra, o que arrefeceria os vossos entusiasmos, porque ainda sois excessivamente exclusivistas e parciais e não podeis sofrer que se vos ampute a mínima partícula do edifício ideológico que tendes forjado em vossa mente.

Por isso, a grande transformação em preparo se irá efetuando com o maior tento e delicadeza, e se ajustará quando tenha que se tornar sensível, ao modo de ser dos espíritos encarnados.

Já vos achais em condições de nada recear, pois tendes motivos para estar convencidos de que o que suceder, visto que nada sucede senão com a permissão divina, sempre será para favorecer e realizar o melhor, que poderá estar em oposição às vossas previsões e desejos. Como sabeis perfeitamente que podeis estar equivocados, este resultado contrário ao que esperardes vos poderá satisfazer igualmente, como se se cumprissem os vossos vaticínios; porque, não ignorais que em tudo intervêm Deus e seus Mensageiros e que eles não se equivocam.

Ficamos, pois, em que o Espiritismo não é única religião; que, se não já, no futuro será a Religião, conforme o disse, como arauto de uma revelação divina, o vosso excelso filósofo. Cabe-vos agora auxiliar os altos Espíritos que no espaço preparam o grande sucesso, encaminhando todo o vosso labor para essa suprema finalidade, com a qual realizareis o melhor trabalho que possais executar na terra, atuando no campo do vosso ideal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário