Pesquisar este blog

terça-feira, 13 de agosto de 2019

Fortaleza



Fortaleza
Emmanuel por Chico Xavier
Reformador (FEB) Fevereiro 1943

"Sabei que a tribulação produz a fortaleza." (Paulo, Romanos, 5:3).

Quereis fortaleza? Não vos esquiveis à tempestade.

Muita gente pretende robustecer-se ao preço de rogativas por evitar serviços ásperos. Chegada a oportunidade sublime de testemunhar, os crentes internam-se, de maneira geral, nos caminhos largos de fuga ao trabalho e, com semelhante atitude acreditam-se fortes e confiantes. Entretanto, mais dia menos dia, surge a ocasião dolorosa em que abrem falência à confiança. Julgam-se perseguidos, abandonados, ao léu da sorte.

Essas impressões, todavia, nascem da ausência de preparo espiritual. Esqueceram-se os imprevidentes que a tempestade tem certas funções educativas que é imprescindível não menosprezar. A tribulação é a tormenta das almas. Ninguém deveria olvidar lhe os benefícios.

Quando a verdade brilhar, nos caminhos da criatura, ver-se-á que dificuldades, obstáculos, sofrimentos não representam espantalho para os homens, mas sim quadros preciosos de lições sublimes, que os aprendizes sinceros nunca podem esquecer.

Que seria da criança sem a experiência? Que será do Espírito sem a necessidade? A tribulação é a força que compele à dilatação de poderes, ao alargamento de caminhos. É preciso conservar-se de pé o homem, desassombradamente, a despeito das rajadas destruidoras e dos golpes violentos, avançando ao encontro dos sagrados os objetivos da vida. Vida nova felicitar lhe á então a esfera intima, conduzindo-o, desde a Terra a gloriosas ressurreições no plano mental.

Escutai as palavras de Paulo e vivei-as! Ai daqueles que se deitarem sob a tempestade! As correntes sujas do aguaceiro poderão sufoca-los, projetando-os no fundo do abismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário