Pesquisar este blog

domingo, 18 de agosto de 2019

Inspiraçoes - 11



Inspirações – 11
por Angel Aquarod
Reformador (FEB) Outubro 1923


INDICAÇÕES E CONSELHOS

Não olvideis nunca vós, os que sois espíritas militantes, que não somente quando vos pondes em comunicação com o mundo invisível o fazeis com inteligências livres e independentes dentro de certa relatividade, mas que o mesmo acontece nas vossas relações com vossos confrades. Por conseguinte, tendo isto em conta, deveis procurar que nas vossas organizações não imperem opiniões pessoais, irredutíveis; deveis antes procurar conjugar todas as opiniões com as palavras “Liberdade e Amor”. Amar é demonstrar na prática esse amor a todos; portanto, não intentar nunca cercear o menor dos direitos que todos os adeptos têm como irmãos especialmente os que compõem os organismos em que atueis mais diretamente.

Porém, se bem deveis ter para com todos essas legitimas considerações, também deveis atender a que as diferenças intelectuais e morais entre os vossos cooperadores são um obstáculo a que os desenvolvimentos das missões que cabem às coletividades espíritas, que se podem distinguir por sua importância representativa, têm que ser vários nos e não se podem confiar indistintamente a todos os associados, porque seu preparo e suas condições para atuarem com resultado são muitíssimo diversos.

É preciso, dada a missão reservada ao Espiritismo, que não se dispense nenhum dos adeptos; é preciso que todos possam abrigar-se sob o manto das organizações constituídas. Para isso, dos programas dessas organizações representativas devem constar taxativamente todos os desenvolvimentos e aplicações da ideia e para que as massas possam ter o alimento que lhes corresponde e a ocupação apropriada à sua capacidade dever-se-ia estabelecer estudos, atos diversos e ocupações dos fiéis e aplicações da ideia em concordância com essas massas; isto é, com seu estado intelectual e moral geral, com sua capacidade e com sua idiossincrasia.
           
Porém, além dessa massa, há e haverá alguns mais evoluídos, aos quais, nos organismos representativos e no labor geral da ideia, compete e competirá ocupar os lugares de maior destaque e responsabilidade do que os que cabem aos que a compõem. E o labor desses, em todos os sentidos, deverá ter caráter de elevação e transcendência.

Por isso, em todos os núcleos representativos de importância, se impõe e se imporá, cada vez mais no futuro, organizar os trabalhos de maneira que cada um se desenvolva em seu ambiente próprio.

Andaram acertadamente as instituições iniciáticas ao estabelecerem os diferentes graus e hierarquias que se elevam retas, e com a razão também se acham certas associações modernas, ainda que de base antiga, que igualmente têm seus graus e hierarquias. Isto, em realidade, quando para os acessos se observa o rigor e a justiça indispensáveis, a fim de não burlar a prática estabelecida pela instituição, não é antidemocrático, uma vez que dentro de cada centro de trabalho fica estabelecida a mais perfeita igualdade, que permite ocupem um mesmo plano intelectual e moral os seus componentes. Está isso dentro da mais estrita justiça e conveniência e em perfeita concordância com as leis naturais.

Para este ponto se deve chamar a atenção das hostes espiritas militantes, como já o têm feito os espíritos em várias ocasiões. E a vós não é esta a primeira vez que se vos fala de tal coisa. É preciso chamar a atenção para este assunto, porque já chegou o momento de pensar-se em uma mais perfeita organização das hostes espíritas; organização que a todos acolha e de todos aproveite a atividade, a todos alimente com o alimento espiritual que a cada qual corresponda e vele pelo progresso de todos e pela progressiva implantação do espiritismo no mundo, introduzindo o espírito de suas doutrinas em todos os organismos, instituições e costumes.

O perigo maior que oferece este intento, a princípio, é encontrar muito poucos que se submetam aos novos métodos de trabalho e desenvolvimento de ação; porém isso se pode resolver, procurando-se que os poucos que estão dispostos a intentar a aclimação do que exponho, no campo espírita, não desanimem às primeiras contrariedades, mas sigam avante, sejam elas quais forem, ainda que só fiquem três em qualquer sessão ou grupo que se dedique a labores especiais.

Devem estes poucos, quando se contemplem na sua relativa solidão, lembrar-se de que o Cristo disse que estaria onde dois ou três se reunissem em seu nome. Pois bem, tenham a certeza de que, se são somente dois ou três reunidos em nome de Jesus, isto é, em nome do progresso universal, do bem de todos os seres, com eles estará o auxílio divino e que, regado com esse auxilio, o grão que depositam na terra ingrata dos homens indiferentes frutificará no devido tempo. Pensem que todos os princípios das grandes coisas são assim. Jesus começou com doze pobres pescadores e se impôs ao mundo; a semente é um ponto quase invisível e, depositada na terra, dela nasce uma árvore gigantesca. Assim, que os espíritas se persuadam de que devem caracterizar os organismos a que pertencem, de conformidade com as ideias que deixo expostas. Ainda que sejam em começo pouquíssimos, tenham a certeza de que, se persistirem no seu labor solitário e silencioso, conseguirão impor-se e conduzirão o Espiritismo pelos caminhos regulares por onde convém que seja conduzido de acordo com a inspiração dos Diretores invisíveis da evolução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário