Pesquisar este blog

sexta-feira, 23 de agosto de 2019

Evolução e reencarnação



Evolução e reencarnação
Vinícius (Pedro de Camargo)
Reformador (FEB) Dezembro 1950

Em que pese às vaidades humanas, o homem percorreu a cadeia zoológica sendo o extremo de uma progressão, o derradeiro elo da série animal.

Anatomicamente, ele está estruturado como todos os animais. Seus órgãos estão dispostos da mesma forma, exercendo, psicologicamente, as funções a que se destinam. Coração, pulmões, fígado, cérebro, sistema nervoso e até glândulas
internas de secreção muitos animais possuem com finalidades idênticas às do corpo humano.

Achamo-nos pois, saturados de animalismo, fruto de nosso passado. E, não só no que respeita à matéria como também no que concerne ao espírito, somos o produto natural da evolução, lei soberana que rege o destino de todos os seres. O progresso das formas é a consequência do progresso anímico, de vez que a Vida
não está no corpo mas no poder interno que o anima. Sucedem-se, pois, gradativamente os automatismos, o instinto e a razão, no plano intelectual; e a sensação e o sentimento culminando no amor, naquilo que respeita à esfera Sob os dois aspectos, físico e psíquico, impera a força propulsora que impele as criaturas para a frente e para o alto, no cumprimento da divina sentença: "Crescei e multiplicai-vos" .

Tudo o que vemos é resultado da evolução. As formas originais perdem-se na noite de longínquo passado, não nos sendo possível estabelecer o seu ponto inicial.

Cumpre, outrossim, notar que o surto evolutivo não termina na Humanidade, mas segue, naturalmente, o seu curso sem interrupção. Acima de nós existe uma hierarquia de seres, tão grande ou quiçá maior, que aquela que se verifica do verme ao homem. Daí a afirmativa do Mestre com relação ao Batista: “Dos nascidos de mulher não se levantou nenhum maior do que João; mas, no reino dos céus ele é menor.”

Quanto à sua própria pessoa, Jesus assim se exprime: “Vós sois cá de baixo, eu sou de cima; sou o pão vivo que desceu do céu.” A hierarquia dos planos está, portanto, bem estabelecida; nós, os homens, estamos militando no sentido de subir, enquanto que o Filho de Deus desceu, vindo à Terra. O Batista fechou, na missão de precursor, o seu ciclo de progresso no que concerne este mundo.

A ciência moderna intitulada Biopsicologia, confirma, em tese, as palavras de vida eterna registradas no Evangelho. Basta que haja olhos de ver.

Em consequência, fica, a seu turno, confirmada a reencarnação, de vez que sendo o Espírito a sede da vida que imprime aos corpos aspectos novos sempre mais aperfeiçoados, é lógico e concludente que ele transite através dessas formas organizadas, de duração transitória, verdadeiros instrumentos mediante os quais as almas imortais realizam os seus destinos. Aliás, o mesmo citado profeta João foi a reencarnação de Elias, segundo Jesus afirma categoricamente.

Outrossim, fica também constatado que os animais, nossos irmãos inferiores no sábio dizer de Francisco de Assis, possuem uma alma embrionária que, como a do homem, preexiste ao nascimento e subsiste à morte.

É bom e conveniente nos inteirarmos destes pormenores, rememorando-os de quando em vez. Nosso cérebro se enriquecerá de conhecimentos, o nosso coração tornar-se-á menos saturado de vaidade.

Pedro de Camargo (o Vinícius)


Nenhum comentário:

Postar um comentário