Pesquisar este blog

terça-feira, 18 de abril de 2017

Nótulas Espiritualistas XXI


  Nótulas Espiritualistas - XXI
Dr. Antônio J. Freire
in Reformador (FEB)  Outubro 1956



            O estudo e a prática do Espiritismo constituem meios fecundos e conducentes para  esclarecer e acelerar  a Evolução espiritual da Humanidade. Para a sua compreensão, é muito conveniente libertar-nos de todos os falsos preconceitos, de todos os dogmatismos, provenham de religiões ou mesmo dos sistemas científicos e escolas filosóficas, quando eivados de falsa e perigosa orientação materialista  e agnóstica, que o experimentalismo espírita destrói, “in totum”, no seu campo experimental e científico (a mediunidade).

*

            O Espiritismo tem uma estrutura essencialmente positiva, moralizadora, humanitária, radicada na unidade em Deus, fonte germinal da Vida, - nos seus múltiplos aspectos e diferenciações - origem e finalidade de todos os Universos, de todas as Humanidades, de todos os planos terrestres e extraterrestres, onde germinam, progridem e perpassam todas as vivências cósmicas do Macrocosmos no Microcosmos.

*

            Todos os progressos inerentes à Humanidade, considerados, quer individual, quer coletivamente, só podem realizar-se dentro de inumeráveis e repetidos ciclos reencarnacionistas, regidos e determinados pela inexorável Lei Cármica (Lei de causalidade física e moral), como fiel e justa expressão da Justiça eterna, da Justiça imanente. Sem os seus complementares - o Reencarnacionismo e o Carma - a divina Lei da Evolução, dominando e impulsionando todas as atividades cósmicas e humanas, nos seus múltiplos e variadíssimos aspectos intelectuais, morais e espirituais, seria incompreensível  e irrealizável, oscilando no vazio, no vácuo, sem elementos de suporte e de direção.

*

            Só pelo pleno conhecimento da estrutura, interdependência e recíproco mecanismo do incoercível trinômio – Evolução, Reencarnacionismo e Carma - num mesmo ritmo justo e harmônico, variável de um indivíduo para indivíduo, como função do seu comportamento moral e intelectual,  a Humanidade poderá obter o conhecimento integral da marcha do seu progresso espiritual e da ascese para a Divindade – o seu excelso e glorioso destino.  

            É esta, sem dúvida, uma das mais valiosas e fecundas mensagens que o Espiritismo oferece à Humanidade. Impõe-se, pois, o sagrado dever de todos nós espíritas envidarmos os melhores esforços, com método, inteligência e persistência, repetindo neste sentido toda nossas propaganda, aqui, acolá e além – hoje, amanhã e sempre – sob o signo luminoso do Salvador do Mundo – Jesus, o Cristo redentor - proclamando, dentro da Unidade Espiritual, a Fraternidade cristã e o Amor do próximo como base fundamental da evolução espiritual.

*

            Como opera a maravilhosa e salvadora Lei da Evolução, envolvendo todo o Universo, impelindo todas as essências espirituais, numa curva ascensionalmente progressiva, à mais bela e radiosa florescência das potencialidades divinas que trazemos todos nós em nossas almas eternas, em nossos espíritos imortais, ainda que, pelo nosso criminoso atraso, ainda virtuais?
            
            Embora esta pergunta seja da máxima transcendência, representando um dos mais complexos temas concernentes à Vida e ao finalismo humano, fornecendo em bases seguras a completa dinamização dos seus potencias divinos, - a verdade é que dentro do Espiritismo se encontra a resposta, demonstrável pela  ciência experimental: - a regressão da memória - e pelas inúmeras e autenticadas - mensagens supranormais - que ainda não mereceram da parte da Ciência, o estudo e as luminosas consequências que desse estudo, por mais árduo e difícil que seja, se podem deduzir, com altíssimo benefício para a linha de conduta humana, para o seu comportamento moral.


Nenhum comentário:

Postar um comentário