Pesquisar este blog

sexta-feira, 3 de julho de 2020

Seguindo o bom exemplo



Seguindo o bom exemplo
Túlio Tupinambá (Indalício Mendes)
Reformador (FEB) Jan 1966

            A força de ouvirem e lerem os ensinamentos dados pelos espíritas, os bons irmãos católicos começaram a adotar publicamente certas práticas que, comuníssimas nos meios kardequianos, eram pelo menos evitadas por eles, talvez por simples “respeito humano” ou outra razão que não nos cabe identificar.
            Um deputado que fala diariamente sobre assuntos católicos, numa emissora carioca, revelou, em dias da penúltima semana de Outubro que, em determinado local da Câmara dos Deputados, em Brasília, reúnem-se, talvez por sua iniciativa, deputados e senadores para uma prece diária, depois de lerem e comentarem um trecho do Evangelho. Pedem a Deus luzes para a sua orientação, concentrados, humildes, tal como é velha praxe no ambiente espírita. Muito bem!
            Semelhante inovação (inovação no meio católico, bem entendido) nasceu da visita feita pelo ilustre deputado acima referido aos Estados Unidos, onde conheceu um movimento denominado “Jnternational Christian Leaderchip". Senadores e deputados reúnem-se diariamente numa sala do palácio do Capitólio, em Washington. Ficam em silêncio, fazem uma prece e, depois, abrem a esmo o Evangelho e leem, comentando, o trecho que se lhes deparar. Tal e qual, sem tirar nem pôr, o figurino espírita.
            Há mais, entretanto. Em seguida, entregam-se à meditação durante alguns minutos. Erguem-se em círculo, dão-se as mãos e pedem a Deus que os ilumine e esclareça, a fim de que possam cumprir seus deveres cristãos, servindo utilmente à Humanidade.
            Achamos satisfeitos ao ouvir o deputado contar essas coisas no programa radiofônico porque o Espiritismo está começando a colher, mesmo dentro da seara católica, as sementes do culto evangélico que tem ensinado através de seus representantes e dos livros que o Departamento Editorial da Federação Espírita Brasileira tem editado, os quais percorrem o mundo inteiro, muitas vezes através do Esperanto.
            Continuem, assim, os irmãos católicos. Não somos egoístas. Pelo contrário: ficamos alegres sempre que vemos qualquer tentativa sincera de praticar, não o cristianismo dos vigários, mas o Cristianismo do Cristo, que não tem dono, que é de todas as criaturas de coração limpo e mente arejada.
            Estão seguindo o bom exemplo. Lendo os nossos livros poderão aprender muita coisa mais, igualmente interessante e útil à elevação humana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário