Pesquisar este blog

quinta-feira, 23 de julho de 2020

Os cento e vinte anos do Grupo Ismael


A. L. Sayão


Os cento e vinte anos do Grupo Ismael
por Sérgio Thiesen
Reformador (FEB) Agosto 1993

                                                                                                     sergiothiesen@gmail.com

            A história do Espiritismo no Brasil, no que tange às realizações humanas, tem por marco a criação do primeiro grupo de trabalhos espirituais no Rio de Janeiro, o que ocorreu em 1873, a 2 de agosto.

            Eram homens simples que se propunham o estudar e divulgar uma Doutrina de apenas dezesseis anos é a reunir aqueles poucos que cedo se aperceberam da sua importância e eram os primeiros espiritistas do Império. Operava-se a materialização, na crosta densa do Planeta, do ideal de homens que, com o seu esforço e dedicação, viriam a sedimentar as bases de um plano que tinha sua origem no Mundo Invisível e que se destinava à evangelização e redenção ao Humanidade, com desdobramentos que os encarnados não poderiam imaginar. A árvore começava a ser replantada, agora em terras de um continente novo...

            Já no dia de sua fundação, um dos emissários de lsmael, que adotou o pseudônimo Confúcio e o próprio Allan Kardec, entre tantos Espíritos que participavam daquele evento, se comunicaram mediunicamente. Como não poderia deixar de ser, e se tornou evidente com o passar do tempo, a pujança das manifestações mediúnicas era uma de suas principais características. Logo ficaria claro, na palavra de Confúcio, que aqueles homens tinham uma tarefa especial a cumprir:



            “Nossa missão, assim como a vossa, é de secundar toda boa vontade. Disse o Cristo: “Quando vos reunirdes em meu nome, estarei no meio de vós”. Se bem nos falecem as qualidades do Mestre, cumpre-nos o dever de assistir-vos, encorajar-vos e dizer-vos:  Homens de boa vontade, que a fé, a caridade e a união animem vossos corações a fim de que bons Espíritos sejam convosco. Movidos desses verdadeiros sentimentos que esperamos morem em todos vós, veremos aumentados as vossas forças, decuplicados os vossos meios de fazer o bem, e se tiverdes humildade, que vos permitirá reconhecer que tudo são dádivas do Pai celestial e não o efeito do merecimento que possais ter, bênçãos descerão sobre vós e sentireis a ventura de vos terdes empenhado na obra do regeneração, de terdes colaborado com a lei do progresso.
            Coragem, fé, perseverança, e seremos sempre convosco.”  

            Estava formada a Sociedade de Estudos Espiríticos - Grupo Confúcio, com sua Diretoria e Regulamento e o artigo 28 deste frisava que o Espírito protetor do grupo era lsmael.  

            Humberto de Campos (*) esclarece que “nem todos os espiritistas modernos conhecem o fecundo labor daqueles humildes arroteadores dos terrenos inférteis da sociedade humana. A realidade é que eles lutaram denodadamente contra a opinião hostil do tempo, contra o anátema, o insulto e o ridículo e, sobretudo, contra as ondas reacionárias das trevas do mundo Invisível, para levantarem bem alto a bandeira de Ismael, como manancial de luz para todos os espíritos e de conforto para todos os corações."

            (*) Francisco Cândido Xavier, “Brasil Coração do Mundo, Pátria do Evangelho” FEB, 19ª ed., pág. 184.

Francisco C. Xavier


            Transcorridos os três primeiros anos, algumas dificuldades surgidas entre os seus próprios integrantes não puderam ser superadas, com reflexos nas atividades em curso. Sob a égide de Ismael, a 23 de março de 1876, um novo grupo de trabalhadores fundava a Sociedade de Estudos Espíritas Deus, Cristo e Caridade, sob a orientação de Francisco Leite de Bittencourt Sampaio, que havia participado da primeira diretoria do Grupo Confúcio.

            Pedro Richard refere que, nessa Sociedade ocorreram inúmeros “prodígios”. A misericórdia divina se fazia sentir incessantemente e a luz, a jorros, deslumbrava os assistentes. Era tal a impressão que causava nos participantes, que estes se impunham à obrigação moral de inabalável conversão. Mas, ao mesmo tempo, despertaram a atenção dos aborrecidos da luz e inimigos da redenção humana pelo Evangelho restaurado.

Pedro Richard


            "As fraquezas humanas, o orgulho, a vaidade, o egoísmo, a presunção foram as portas por onde entraram os inimigos do Bem", informa-nos ainda Richard.

            Em 3 de outubro de 1879 o Grupo Confúcio deixou de existir quando se fundiu a três outras Instituições: a própria Sociedade de Estudos Espíritas Deus, Cristo e Caridade, a Congregação Espírita Anjo Gabriel e Grupo Espírita Caridade. Estas últimas deram origem à Sociedade Acadêmica Deus, Cristo e Caridade.

            “Desvairados, levantaram um templo à Ciência e constituíram uma academia cujos membros não mais se distinguiriam pelas virtudes de cada um, mas pelo cabedal científico”, continua Richard.

            Antônio Luiz Sayão e Bittencourt Sampaio permaneceram nesta última menos de um ano, haja vista que não comungavam com as ideias academicistas e de culto à Ciência em detrimento da preocupação com o estudo e a exemplificação do Evangelho de Jesus, à luz da Doutrino Espírita. Fundaram o Grupo dos Humildes, vulgarmente conhecido por "Grupo Sayão”, por ele dirigido, mas para onde se transferiu a tutela do anjo lsmael porque com eles identificado em seus ideais evangélicos e com o que estava por ele planejado.

            O primeiro livro, de título “Trabalhos Espíritas” descreve a fase inicial, mais delicada, e que motivou muito sofrimento ao seu condutor, Sayão. Mas, ainda assim, trata-se de magnífico repositório de luminosas comunicações dadas por Espíritos da maior elevação, dentre os quais lsmael, Allan Kardec, Urias, Romualdo, Gabriel, Judas, Mateus, Lucas, Pedro e muitos outros.

            O livro “Estudos Evangélicos” marcou a etapa seguinte e tomou-se mais conhecido dos estudiosos da Doutrina como "Elucidações Evangélicas” que atravessou o século e nos resume a obra da Revelação da Revelação de J. B. Roustaing. Após a desencarnação de Bittencourt Sampaio, o período seguinte caracterizou-se por intensa luta de Sayão contra opositores da produção mediúnica que resultou nos livros “Jesus perante a Cristandade”, “De Jesus para as Crianças” e “Do Calvário ao Apocalipse” de autoria do próprio Bittencourt, ora Espírito e através do notável e serena mediunidade de Frederico Pereira da Silva Júnior, que por mais de três décadas esteve a serviço da Casa, da Causa e do Cristo.

Frederico Jr.

      
             Importante ressaltar que ao Grupo Confúcio se devem as primeiras sessões de doutrinação de Espíritos, a primeira assistência homeopática gratuita, a primeira tradução das obras de Kardec, a primeira manifestação de lsmael bem como a primeira entidade organizada com objetivo de incentivo e orientação do movimento que começava a germinar.

            Algum tempo após a transmissão daquela tríade admirável e empolgante sob todos os aspectos, desencarnava o médium Frederico Jr.
Bittencourt Sampaio

            Transcorrido não longo período, desencarnava também exatamente há 90 anos (atenção, estávamos em 1993) , em 31 de março, com a serenidade de verdadeiro justo, aquele que durante 23 anos dirigia os trabalhos do Grupo, que passara a denominar-se “lsmael”, desde que se incorporara à Federação Espírita Brasileira, fundada em 1884, incorporação que se verificou depois que Bezerra de Menezes firmou em definitivo os passos da instituição que, posteriormente, viria também a denominar-se, Casa de Ismael. Com o regresso de Sayão à pátria espiritual, encerrou-se a segunda fase de existência do já então Grupo Ismael.

            Outras fases se seguiram até os nossos dias. Em quase todas, períodos de fartíssima produção mediúnica, de lições e experiências dignificantes, de testemunhos de coragem e fé viva, de participações apostolares, de trabalho incessante voltado ao soerguimento de falanges imensas de Espíritos carentes de entendimento e sem rumo.

            A história do Grupo Ismael, uma vez conhecido pelos espíritas, permite melhor nos situarmos quanto aos desígnios superiores e aos planejamentos de Mais Alto paro com a estruturação das bases sólidas sobre as quais se erigirá o edifício da nossa redenção em Humanidade. Além disso, é-nos precioso alerta no sentido de evitarmos erros desnecessários que ocorreram naqueles tempos e motivaram estagnação e prejuízo ao progresso dos interesses do Mundo Maior e dos quais não estamos necessariamente imunes, requisitando providências adicionais dos Benfeitores do Cúpula Sublime do Cristo e de Ismael.  



   


                                                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário