Pesquisar este blog

terça-feira, 7 de julho de 2020

Amor à Doutrina





Amor à Doutrina
por Umberto Ferreira
Reformador (FEB) Outubro 1975

            Todos os espíritas reconhecem os inúmeros benefícios que recebem constantemente do Espiritismo, seja na forma de assistência espiritual, seja na do conhecimento que liberta.
            No entanto, muitos não têm demonstrado amor a esta Doutrina tão benéfica.
            Ao invés de trabalharem pela conservação de seu bom conceito e pela manutenção de sua pureza, utilizam-na como meio de exaltação da própria personalidade, conspurcam-na com suas ideias próprias e não conseguem sacrificar seus interesses pessoais pelo seu engrandecimento.
            Muitas vezes, preocupados em manter as casas espíritas cheias, não hesitam em introduzir nas reuniões práticas ritualismos, ou em fazer reuniões mediúnicas em público. E, quando admoestados, ainda que fraternalmente, reagem numa atitude que denuncia a primazia dos interesses pessoais sobre os da Doutrina.
            É necessário reconhecermos que a Doutrina é dos Espíritos. E nós estamos tendo a oportunidade de trabalhar no campo fértil que ela nos faculta, a fim de beneficiarmos a nós mesmos. Não temos o direito de cultivar o personalismo, pois este é extremamente prejudicial ao movimento espírita.
            Se militarmos num centro ou instituição espírita qualquer, teremos o dever de orientar-nos unicamente pela Codificação Kardequiana, renunciando às nossas ideias que se choquem com seus princípios.
            Por outro fado, é imperioso nos esforcemos para superar o amor-próprio ferido nas divergências doutrinárias, e conter nossos impulsos de trazer a público, através da imprensa ou de palestras, estas divergências, pois isto só tem servido para estabelecer confusão no meio espírita.
            A posição ideal do espírita deve ser, portanto, a de absoluta fidelidade e amor à Doutrina, nada realizando ou falando nas instituições espíritas, ou escrevendo nos periódicos, sem um estudo prévio, um confronto com as obras básicas. Só deveremos fazer aquilo que contribua para o engrandecimento do Espiritismo.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário