Pesquisar este blog

terça-feira, 20 de agosto de 2013

'Os Tempos são Chegados'

Código de Hamurabi


Os Tempos
são Chegados


            Logo após a ascensão do Cristo, que se elevou às alturas e desapareceu entre as nuvens, depois de um período de quarenta dias aproveitados para transmitir as últimas instruções relativas à propaganda da sua Doutrina, reuniram-se os seus discípulos e deliberaram executar a obra que lhes fora confiada.

            Iluminados pelo Espírito do Senhor, transformaram-se em oradores e cada um passou a transmitir às multidões a palavra divina, os ensinos que o Mestre depositara em suas mãos; porém, no fim de algum tempo, na impossibilidade de atenderem a todas as regiões, resolveram escrever um livro que pudesse servir de orientação para os povos afastados do seu convívio, bem como de preparação para os que se dedicassem à propaganda da Boa-Nova.

            Assim nasceu o primeiro livro cristão - Atos dos Apóstolos - seguido de muitos outros, constituídos pelas Epístolas e finalmente pelos quatro Evangelhos e pelo Apocalipse.

            Penoso era o trabalho naquela época, porque não era conhecida a invenção de Gutenberg.  Cópias às centenas eram tiradas à mão e enviadas aos lugares mais afastados. Aqueles discípulos do Cristo não mediam sacrifícios e conseguiram levar a Doutrina a todas as partes do mundo civilizado e fazê-la chegar até nós. Se não fora a dedicação daqueles companheiros à obra de evangelização, os ensinamentos do Messias teriam ficado sepultados.

            Com o Espiritismo os fatos se deram da mesma forma e até mesmo mais imediatamente os Espíritos lançaram mão do livro, já por nos apresentarem os livros básicos, já por nos oferecerem, através de médiuns, conhecimentos novos, como aconteceu aqui no Brasil com as obras recebidas por Francisco Cândido Xavier, Zilda Gama e muitos outros.

            Ora, se assim foi e se assim é, justo, justíssimo será que todos os espíritas brasileiros demonstremos a nossa gratidão pelo muito que nos tem sido colocado nas mãos, apoiando a ampliação das nossas possibilidades de propaganda da Doutrina através do livro, levando o nosso apoio à obra que a Federação vem realizando modestamente desde há longos anos.

            Se os direitos autorais das obras clássicas do Espiritismo foram entregues à Federação e se esta vem demonstrando compreender a responsabilidade que pesa sobre os seus ombros, claro está que essa obra vem sendo dirigida pelo Alto e que, por isso mesmo, merece todo o nosso apoio.

            Nos demais países, apesar das recomendações que os Espíritos transmitiram a Kardec, não existem editoras espíritas, ainda mesmo pertencentes a particulares, salvo num ou noutro país. Há falta de livros espíritas no resto do mundo, enquanto no Brasil existe a editora da Federação executando um trabalho modelarmente cristão, sociedade que não pertence a um homem ou mesmo a um grupo de homens, mas a todos os espíritas e àqueles que futuramente abraçarem o Espiritismo.

            Auxiliemos, pois, essa realização. Auxiliemo-la como demonstração do nosso reconhecimento e reflexo da nossa compreensão de espíritas.




por Zêus Wantuil

in Reformador (FEB) Novembro 1945

Nenhum comentário:

Postar um comentário