Pesquisar este blog

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

23. "Amor à Verdade"



 23
“Amor à Verdade”
por Alpheu Gomes O. Campos
Marques Araújo & C. – R. S. Pedro, 216
1927



Os médiuns

            Desnecessário é darmos aqui minuciosa descrição das mediunidades, a vista do muito que a respeito se tem escrito (Kardec - O Livro dos Médiuns; Léon Denis - No Invisível; Delanne - Pesquisas sobre a mediunidade). Contudo, merece destacada a de efeitos físicos. Em seus resultados mais sublimes e benéficos pouco e pouquíssimo sabida é. Vê-lo-emos detidamente no imediato capitulo.

            Médiuns, todos o somos; é questão de nos desenvolvermos. Agora, a nossa responsabilidade cresce ao compasso das potencias que possuímos. Não há mister de exemplos. Preciosíssima entre todas, essa de ser intermediário entre o visível e o invisível - semelhante intermediário, ou médium, se patenteia na ciência física e na fisiologia, como no mundo psíquico - a mediunidade, dizíamos, muita pontualidade exige.

            Há, infelizmente, em todos os terrenos, quem use mal as suas capacidades. É, sobretudo, porque não amam. Tornam-se malfeitores de si próprios, sobre nefastos à família humana. Oferecendo arma aos adversários desleais da doutrina, aos que a perseguem por sistema, estorvam, momentaneamente, a sua pura, sincera, racional e irresistível difusão.
           
            Ora, sendo todos médiuns, aquele que o sabe, não deve do seu aperfeiçoamento desfitar os olhos nunca; mas examinar os seus deveres e por toda a energia em cumpri-los cabalmente o mais possível.

            É cláusula essencial, para ser bom médium, a humildade, reforçada com a compenetração do papel de mero transmissor.

            Em se tratando de receber infelizes por serem doutrinados, retardar ou abreviar a conversão, cabe, na maioria das vezes, quase exclusivamente, ao médium.

            De fato, o esforçado, o que tem interesse pelo esclarecimento, e conseguinte felicidade do. seu próximo, quando se afasta do corpo para permitir a manifestação do Espírito, está sempre ao lado, vigilante. Tolhendo-lhe os movimentos bruscos, orando por ele, aconselhando-o, vê facilmente realizadas as suas súplicas e premiado o seu amor.

            Para que um médium alcance todas estas coisas, importa conhecer-se, para emendar as próprias imperfeições, de modo a desvencilhar-se, tanto quanto puder ser, das influências perturbadoras e assim abrir uma fisga (fenda) ,ao menos, para o socorro do. Alto.

            A tábua dos deveres de qualquer médium, senão de toda a gente, pode como segue resumir-se: ser humilde; orar por si e pelos sofredores assim da Terra que do espaço; ter vontade firme de beneficiar o Infeliz; ajudar, nas sessões, ao doutrinador; impedir ao ocupante qualquer ato de indisciplina; fazê-lo prestar atenção a quanto lhe for mostrado acerca de suas vidas.

            As boas reuniões (não se cansam de o dizer Espíritos elevados) as reuniões capazes de produzir, são as de assistência pouco numerosa, onde é mais fácil a concentração e possível a unificação de pensamentos.

            O ditado seguinte, referindo-se aos nossos trabalhos, aponta-lhes defeitos, que, na medida de nossas forças, diligenciamos corrigir.

            “A luz e o amor à verdade sejam com os meus filhos,

            “Sentido! porque a luta não terminou ainda e, se adiantamos a conversão de obstinado chefe de uma leva, foi por conveniência de serviço; porém muitos são ainda os inimigos a que precisamos auxiliar.

            “O trabalho vai bem.

            “Poderia ir melhor, se não se houvessem deslembrado de alguns conselhos  nossos.

            «Sem acordo de pensamentos e coesão das vontades, teremos delongas tanto mais vitandas (abomináveis) quanto redundam em prejuízo geral.

            “Impende (cabe) observar rigorosamente as prescrições anteriores: quanto menor número, melhor.

            “Antes de abrir os trabalhos deverão evitar palestras, para que possam, pelo pensamento, elevar-se ao Pai.

            “Quando, por qualquer motivo não houver comunicação, cumpre aguardar, cautelosos, qualquer aviso, pois as distrações dão ensejo a que obsessores se aproximem dos médiuns e mais dos assistentes. O livre arbítrio, segundo sabem, é respeitado, notadamente quando se trata de pessoas elucidadas, cuja responsabilidade sobe de ponto.

            “Falo com muita clareza, sem outro fim que o de aproveitar o amor e boa vontade de todos os meus amigos. Desejo lembrar que os bons filhos de Deus não se esquecem nunca de que os Infelizes devem ser fraternalmente recebidos, amparados e com máxima paciência doutrinados.

            “Não deixem de abrigar no peito a mais decidida simpatia por todos eles, de maneira que sintam, que vejam como têm aqui verdadeiros amigos, pedindo e justando (lutando) pela paz e elevação dos mesmos adversários. Sob pretexto algum, acusem a quem quer que não siga a doutrina que professam.

            ‘Aos confrades, bem mais que a nenhum outro, não se cansem de conversar das obrigações e deveres decorrentes exatamente da felicidade, que lograram, de serem espiritas.

            “Muita vez, à mingua de humildade, repelem as influições (influências) divinas, que os havia de proteger.

            “Sejam para os seus irmãos o que tenho sido para os meus filhos, certos de que mais tarde verificarão a palavra: muito se pedirá a quem muito se deu.

            “A batalha encetada agora é de todas a mais gloriosa que se tem ferido na Terra; e nenhum dos obreiros do Senhor jamais cogitou de um estudo tão profundo, com dados tão positivos, (*) como os que ora são oferecidos aos amados filhos. Tanto é certo que nada ficará oculto, que não seja descoberto!

            (*)   Vide capítulo seguinte

            “O espiritismo foi, é, e será, arma perigosa em mãos inábeis; manejado, porém, com pericia, nenhuma outra poderá igualá-la.

            “A pericia, é bem difícil alcançá-la nas condições atuais do planeta; sem embargo, os dedicados servidores do Pai poderão, se quiserem, operar prodígios na aplicação de todo o conhecimento da lei.

            É o que, em certa maneira, tem faltado para maior progresso do povo, que até hoje se debate nas trevas, obcecado aqui, desnorteado ali, confundido às vezes pelo próprio espiritismo mal compreendido e pior praticado.

            “Tanto levanta ele os estudiosos e devotados, os que querem e buscam aprender, como infelicita os frívolos e os ignaros, os interesseiros e os vaidosos que mau uso façam dele.

            “Humildes, muita luz iluminará os espíritas; de outra forma, as mesmas luzes queimar-los-ão. Sossobrados então de pesar, tendo esperdiçado as torrentes fecundas de amor e verdade, só após penosas provas e tristes expiações poderão com a experiência, re encetar a jornada, avançando e subindo.

            “Eis meus 'amados filhos, a lição de hoje.  Breve terão novos ensinamentos, nunca escassos aos dedicados servidores da doutrina.

            “Da maior conveniêncía é a divulgação dos trabalhos por meio dos fluidos. Urge mesmo derramar entre os teus confrades tal noticia a fim de que investigando, possam acelerar a tarefa de conversões e adquirir conhecimentos de inestimável alcance para o progresso geral.

            “Adeus, meus amados filhos; a luz e o amor à verdade fiquem com todos». 


Nenhum comentário:

Postar um comentário