Pesquisar este blog

sábado, 10 de setembro de 2011

O filho da viúva, em Naim (por Lucas)


O Filho da Viúva, 
        em  Naim                   

 7,11  No dia seguinte, dirigiu-se Jesus a uma cidade chamada Naim. 7,12 ,12  Ao chegar perto da porta da cidade eis que levavam um defunto a ser sepultado, filho único de uma viúva: Acompanhava-a muita gente da cidade. 7,13  Vendo-a o Senhor, movido de compaixão para com ela, disse-lhe: “ -Não chores!”     7,14 e, aproximando-se, tocou no esquife, e os que o levavam, pararam. Disse Jesus: “ -Moço, Eu te ordeno, levanta-te!” 7,15  Sentou-se o que estivera morto e começou a falar, e Jesus entregou-o à sua mãe. 7,16  Apoderou-se de todos o temor e, glorificavam a Deus, dizendo: -Um grande profeta surgiu entre nós:  Deus  voltou  os  olhos  para seu  povo. 7,17 A notícia deste fato correu toda a Judéia  e por  toda a circunvizinhança. 


            Para  Lc (7,11-17) -O filho da Viúva, em Naimbuscamos a explicação sempre carinhosa de Antônio Luiz Sayão, em seu livro:  “Elucidações Evangélicas”:

            “Quando o corpo se encontra num desses estados de repouso a que chamamos - sono, síncope, catalepsia, o corpo físico se acha separado da inteligência que o anima. Em tais casos, o Espírito readquire uma liberdade momentânea e limitada, permanecendo, porém, ligado ao corpo de que se separou, por uma como cadeia elétrica, que é o laço fluídico do perispírito, laço que o reconduz ao invólucro material, logo que as necessidades humanas o determinam. Não há então morte real, porque desta não há despertar material, uma vez que a vontade imutável do Senhor jamais força o Espírito a se unir à podridão, que começa, pela decomposição da matéria corporal, desde o instante em que se rompe definitivamente aquele laço fluídico.

            No caso do filho da viúva de Naim, como no caso da filha de Jairo e no de Lásaro e, ainda, em todos os outros de ressureição de mortos aos olhos dos homens, esse laço não se quebrara, a morte era apenas aparente. O que, portanto, em todos eles, fez Jesus foi chamar os prisioneiros aos cárceres de carne, donde se haviam afastado, e eles volveram imediatamente.

            Nenhuma outra causa nem nenhuma outra explicação qualquer têm os fatos desta natureza, constantes assim do Velho, que do Novo Testamento.

            Desde que o Espírito tenha voltado à sua vida primitiva, à vida espírita, não lhe é mais possível retomar a vida corporal humana, a não ser por meio da reencarnação, isto é, renascendo, de acordo com as leis naturais e imutáveis da reprodução, vigentes na Terra.”  

Um comentário:

  1. Jesus e a vida, ele vai arrebatar os crentes fieis,, cheios do Espirito Santo 1corintios 15, num abrir e fechar de olhos, aceita Jesus como seu salvador, ele te ama. Abraço , a paz do Senhor!

    ResponderExcluir