Pesquisar este blog

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Mensagem de um Homem Triste



Mensagem 
De Um Homem Triste

Passaste por mim com simpatia, mas, quando me viste os olhos parados, indagaste, 
em silêncio, porque vagueio nas ruas. 
Talvez, por isso, aceleraste o passo e, 
embora te quisesse chamar, 
a palavra esmoreceu-se em minha boca. 
É possível tenhas suposto que desisti do trabalho,
 no entanto, ainda hoje, bati, 
em vão, de oficina em oficina... 
Muitos disseram que ultrapassei a idade 
para ganhar, dignamente, 
o meu pão, como se a madureza do 
corpo fosse condenação à inutilidade,
 e outro, desconhecendo  que vendi 
minha roupa melhor para aliviar a esposa doente, 
despediu-me, apressado, acreditando-me 
vagabundo sem profissão. 
Não sei se notaste, quando o guarda me arrancou 
à contemplação da vitrine, 
a gritar-me palavras duras, 
qual se eu fosse vulgar malfeitor... 
Crê, porém, que nem de leve me 
passou pela mente a idéia do furto; 
apenas admirava os bolos expostos, 
recordando os filhinhos 
a me abraçarem com fome, 
quando retorno à casa. Ignoro se observaste as 
pessoas que me endereçavam gracejos, 
imaginando-me embriagado, porque eu tremesse, encostado  ao poste; 
afastaram-se todas, 
com manifesto desprezo, contudo, 
não tive coragem de explicar-lhes que  
não tomo qualquer alimento, há três dias...  
A ti, porém, que me fitaste sem medo, 
ouso rogar apoio e cooperação. 
Agradeço a dádiva que me estendas, no entanto, 
acima de tudo, em nome do Cristo, 
que dizemos amar, 
peço me restituas a esperança, 
a fim de que eu possa honrar,
 com alegria, o dom de viver. 
Para  isso, basta que te aproximes de mim, 
sem asco, para que  eu saiba, 
apesar de todo o meu infortúnio, 
que, ainda, 
sou teu irmão.                                                                                                                             
Meimei   por Chico Xavier


Nenhum comentário:

Postar um comentário