Pesquisar este blog

domingo, 24 de abril de 2011

'Acusação Temerária' +1 página da História do Espiritismo


          Sobre a irresponsável acusação feita à FEB de que esta teria interpolado  o nome de J.-B. Roustaing no livro  de Humberto de Campos “Brasil Coração do Mundo, Pátria do Evangelho”, recolhemos os comentários seguintes:  


 Acusação
Temerária 

A Redação
                                                 Reformador  Abril 1947
                       
            Não fora o extremado zelo, a dedicação ardente e fervorosa, mesmo o nosso vigilante desvelo e cuidado especialíssimos em conservar o tradicional respeito e acatamento sempre devidos e tributados à Casa de Ismael, irreverentemente atacada, vez por outra, não estaríamos aqui, deveras constrangidos, a lançar de público este convite.
            Dirigimo-lo como legítima defesa de um patrimônio moral respeitabilíssimo e inatacável qual o é o da Federação Espírita Brasileira, ao nosso consócio Manuel Araripe de Faria, convidando-o a provar que:

                        “Ficou suficientemente provado (?!...) que a primeira dessas mensagens (refere-se a uma mensagem de Humberto de Campos) não passa de um trecho INTERPOLADO (o grifo é nosso) numa das páginas do livro “Brasil, Pátria do Evangelho, Coração do mundo” objetivando dar a Roustaing, etc, etc. ..”

            INTERPOLAR significa, segundo Cândido de Figueiredo, revolver, alterar, intercalar em um trecho palavras ou frases para o esclarecer ou para o adulterar.

            Esta acusação pesa sobre o corpo editorial do REFORMADOR, órgão oficial da Federação Espírita Brasileira, porta-voz de sua Diretoria, assim julgada capaz de semelhante fraude, sem que nada tenha ficado suficientemente provado; como afirmou o Sr. Araripe de Faria, à página três de 15 de Março deste ano, num jornal desta Capital.
            Dói-nos sobremaneira esta atitude.
            Lançamo-la de público, entretanto, cultuando, como já o dissemos, o patrimônio moral da Casa de Ismael, e também como uma exigência de respeito às sagradas virtudes da verdade.
            Queremos a prova.
            Se não a fizer, certamente que o Sr. Faria teria praticado uma acusação temerária, inverídica, e que bem lhe custará o justo castigo da sua própria atormentada e demolidora consciência.
                       




Nenhum comentário:

Postar um comentário