Pesquisar este blog

terça-feira, 7 de abril de 2020

Fonte única



Fonte única
A Redação 
Reformador (FEB) 16 Agosto 1929

            Porque quereis confundir o mensageiro com a mensagem? Porque persistis em associar o que é divino ao veículo que o transporta? ‘Ensinamentos espiritualistas’ - S. Moses pag. 179

            O Espiritismo é doutrina dos Espíritos e não dos homens.

            Temo-lo dito destas colunas, bastas vezes, e nunca julgamos demasiado nem ocioso repeti-lo.

            Allan Kardec, missionário a seu tempo e para o seu tempo, compilou-a em moldes insofismáveis, que não comportam dogmatismos nem exclusivismos sectários.

            Se uma regra e uma disciplina podemos adotar em seu cultivo, são elas a da moral cristã tal como decorre dos Evangelhos de Nosso Senhor Jesus Cristo em sua essência postos como fulcro de toda a evolução, a dentro da qual tem que progredir a humanidade em conhecimento e sentimento.

            Em sotopor (preterir) a revelação de Kardec à revelação de Jesus, em nada fraudamos nem diminuímos a sua obra, antes nos integramos em sua índole, pois que ele o afirmou - ela, a doutrina dos Espíritos, é progressiva no tempo e no espaço.

            Mas, há mais e há melhor a considerar: e vem a ser que, antes de Kardec, como antes de Jesus, Deus nunca deixou de enviar à Terra os seus missionários, cada qual trazendo um contingente de luz à trajetória ascensional e indefinida das massas terrenas.

            Dos anteriores ao Rabi da Galileia nenhum deixou de afirmar; implícita ou explicitamente o advento (1); e dos posteriores nenhum, também, lhe infirmou o ascendente único e inconfundível de paradigma divino, arquétipo universal, ou seja - O Cristo de Deus.

            Trocar, pois, a teoria ou teorias de um Espírito pela tradição firmada no consenso universal e nunca, jamais, universalmente desmentida, é presunção estulta (estúpida), só justificável pela inopia (penúria) dos homens, assaz explorada pelos impenitentes do Espaço, que procuram lançar confusão e dissídio aos penitentes da Terra.

            Aliás, temos visto como essas tentativas personalíssimas e isoladas se anulam e frustram de si mesmas, com o só prejuízo de seus incautos e inconsequentes patronos.

            Mas, por isso mesmo, em Deus esperamos, não têm tido nem terão elas a força de abalar as nossas convicções para desviar de uma linha a rota que aqui nos traçamos, impessoal e extreme de sectarismos.

            Porque, sectarismo não é arvorar em princípio o Evangelho de Cristo em padrão inconfundível e único da evolução espírita com Kardec, e sim fazer de Kardec o depositário único e único responsável pelos destinos humanos, a focar, só ele a Verdade, que é Deus, e vem de Deus por muitas e múltiplas facetas.

            Se assim pensássemos, se de público - horresco referens (- tremo ao referir) - viéssemos afirmar que o sábio de Lyon aí está de novo para completar a sua obra, chegaríamos ao precioso ilogismo (contrário a racionalidade) de que no interstício de suas encarnações a obra de comunhão com os Espíritos, lei substancial, lei divina e por isso mesmo ininterrupta e inestanque (sem limites), de consolação e progresso, ficou prejudicada.

            Não teríamos, assim, dado um passo na senda do Amor e da Verdade, sob o olhar entristado (entristecido) dos nossos Guias, desses mesmos Guias cuja atividade é imanente, e de Jesus, o Palinuro (guia) da redenção de todas as horas!

            Mas, ainda bem que por honra de Allan Kardec nenhuma de tais presunções se integra na sua obra, tão vozeirada quão mofinamente (infelizmente) entendida e peiormente (mais gravemente) exemplificada.

            De fato, essa obra não é dele, mas dos Espíritos e há que atender que os Espíritos nem tudo sabem, nem tudo podem, nem tudo devem dizer. O mérito do Mestre, o seu grande mérito, está no critério com que discerniu entre milhares de testemunhos, os que se prestavam à confirmação da verdade imanente do Cristianismo como revelação divina, formando um corpo de doutrinas capaz de levantar a Fé no espírito da humanidade, esquecida e transviada nas veredas de dezenove séculos.

            Porque o fenômeno espírita, a comunicação dos desencarnados e - por que não dizer- a própria ideia da reencarnação, nunca deixaram de ser mais ou menos conhecidos em todos os tempos.

            Nem jamais deixaram de baixar ao mundo espíritos prepostos à sustentação de providenciais desígnios que transparecem até, “grosso modo”, nos fastos (anais) da história de todos os povos, de todos os lares, de todos os indivíduos com olhos de ver.

            Em conspecionar (inspecionar?), em conformar essa obra sem se deixar iludir por interesses e preconceitos mundanos, imparcial em si e consigo mesmo; na superioridade de vistas do seu tempo e do seu meio, dócil às sugestões do seu Guia, Allan Kardec tira o seu melhor quinhão de merecimentos e não pode, por suas opiniões pessoais, reivindicar proselitismos estáticos, dogmáticos e infalíveis.

            Transformar os seus conceitos de homem em postulados definitivos e incontroversos, vale por infirmar lhe a doutrina que ele consignou evolutiva e progressiva no tempo e no espaço; e vale mais, ainda, por colocá-lo acima d' Aquele a quem ele, Kardec e os Espíritos conspícuos chamam - O Mestre - o qual também disse que era - o caminho, a verdade e a vida.

            Assim, pois, o caminho só pode ser o Evangelho; a verdade só pode ser o Evangelho; a verdade só pode ser gradativa nesse caminho e a vida, por eterna, aleatória ao infinito, em conhecimentos e sentimentos.

            Isto, a menos que se pretenda, em nome da ciência, da pobre ciência humana, extirpar Deus das consciências, para submete-lo a ações e reações de laboratórios científicos!

            Não mil vezes não! A Revelação dos Espíritos, de todos e para todos os tempos, transcende a esses impasses da filáucia (amor desmedido de si próprio) humana, que tudo pretende subordinar ao seu egotismo (amor exagerado pela própria personalidade).  

            É preciso fugir desses perigos e arrastamentos tendentes a uma escolástica esdrúxula quanto estéril importa ater se a princípios que não a individualidades nem grupos; generalizar e não particularizar, porque a doutrina dos Espíritos e a verdade absoluta só a Deus pertence.

(1) Todas as Teogonias do passado falam de um Messias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário