Pesquisar este blog

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

Inverno


Inverno
Emmanuel por Chico Xavier
Reformador (FEB) Setembro 1942

                                   “Procura vir antes do inverno”. - Paulo (II Timóteo, 4:21)

            É claro que a análise comum do versículo revelará a prudente recomendação de Paulo de Tarso, para que Timóteo lhe fosse ao encontro, antes da estação difícil da chuva e frio forte. Na época recuada da Epístola, o inverno não oferecia possibilidades à navegação. Podemos, entretanto, ir mais longe, além da letra, acima do problema circunstancial de local e tempo.

            Movimentemos a nossa interpretação espiritual.

            Quantas almas se recordam da necessidade do encontro com os emissários do Mestre Divino, apenas por ocasião do inverno rigoroso de sofrimentos? Quantos lembram o Salvador somente em hora de neblinas espessas, de tempestades ameaçadoras, de gelo pesado sobre o coração? Em momentos assim, o barco da esperança costuma vagar sem rumo, ao sabor da onda revolta. Os nevoeiros ocultam a meta, tudo tende à desordem, ou à desorientação. É preciso procurar o Mestre, ou aqueles que já se ligaram definitivamente ao seu amor, antes dos períodos difíceis e amargos, a fim de buscar-se o pouso da paz, o refúgio da segurança.

            A disciplina em tempo de fartura e liberdade é benfeitora das criaturas; mas, aquela que se recebe por imposição, em épocas de escassez e dificuldade, se converte em martírio.

            O discípulo fiel do Cristo não deve marchar no mundo ao sabor de caprichos satisfeitos e sim de conformidade com a temperança e compreensão.

            O inverno é necessário, é útil e intransferível, como tempo de prova benéfica e renovação precisa. Procure, pois, cada um o encontro com o Cristo antes dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário