Pesquisar este blog

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

Evangelho - Roteiro do Mundo



Evangelho – Roteiro do Mundo
José Brígido (Indalício Mendes)
Reformador (FEB) Setembro 1952

            O aperfeiçoamento progressivo do espírito tem de ser fruto da auto-educação. Sem esforço próprio será impossível a conquista de uma posição moral que dignifique o espírito. É para esse esforço que devemos conclamar a juventude, mostrando-lhe as consequências perniciosas da falta de educação espiritual, sintetizadas nos desvios materialistas que, iludindo os sentidos do homem, corrompem lhe a moral e transformam-no num ser dominado por baixas ambições, acicatado pela insatisfação permanente.

            Os nossos bons e tradicionais costumes familiares vão sendo rapidamente dissolvidos pela influência de hábitos estranhos ao nosso ambiente. Devemos reconhecer corajosamente a grande responsabilidade do poder público nessa obra de desagregação moral e espiritual da família brasilista. A ausência de um serviço superiormente orientado de fiscalização no cinema no rádio, no teatro e na imprensa, tem facilitado a expansão de concertos imoralistas, fortalecido a aquisição de vícios ditos elegantes e estabelecido conceitos incompatíveis com os princípios da moral cristã. A mulher acha naturalíssimo entregar-se ao fumo e ao álcool, ao jogo e às reuniões em que prevalecem as palestras pecaminosas. Dizer mal de outrem, atassalhar a reputação alheia, chafurdar-se em conversações lascivas, é elegante em nossos dias e todas as mulheres que se deixam cegar pelas aparências, procuram esmerar-se nessa pretensa demonstração de traquejo social...

            De maior responsabilidade ainda é o papel que o homem representa neste "mare-magnum" de incompreensões e desejos insatisfeitos. Ele fomenta a deserção do lar e cada vez possui menos autoridade para impor respeito no recesso da família, porque ajuda e estimula as perversões do gosto e dos sentidos, sem revelar a mais mínima compreensão dos deveres paternais e conjugais. Cede e anima a prática de ações que ferem fundamentalmente a organização familial, embora lhe outorgue a ilusória sensação de estar perfeitamente bem com a sua consciência de homem de sociedade. E assim, a pouco e pouco, a família se destrói, porque os pais e as mães não mais possuem o fascínio do lar, da vida proibida e dedicada à educação moral dos filhos. Desta forma, estes se sentem desamparados, sujeitos à influência de pessoas que nenhum interesse podem ter em sujeitá-los à disciplina tradicional da família brasilista. Adquirem hábitos maus e formam sua mentalidade com as mossas inevitáveis em ambientes dessa espécie. Desde cedo são uns "deslocados", porque não sabem como orientar-se, não têm quem os encaminhe, não tardando a apresentar na vida de relação os resultados das deformações morais adquiridas.

            Falta sentimento cristão na sociedade contemporânea. O egoísmo imediatista  domina os homens e as mulheres, fazendo que as gerações surjam maculadas pelos vícios tolerados ou incrementados pelos pais. Não há reação contra o mal, porém submissão ao mal. Não há luta contra os vícios, mas concordância com eles. Por tudo isso, a humanidade sofre e seus sofrimentos crescerão cada vez mais, porque, está no Evangelho do Cristo, "a árvore que produz maus frutos não é boa e a árvore que produz bons frutos não é má; portanto, cada árvore se conhece pelo seu próprio fruto. Não se colhem figos nos espinheiros, nem cachos de uvas nas sarças. O homem de bem tira boas coisas do bom tesouro do seu coração e o mau tira-as más do mau tesouro do seu coração; portanto a boca fala do que está cheio o coração", (Lucas VI, 43-45.)

            Quantas noites inutilmente perdidas na sordidez das casas de jogo clandestino, nos “night-clubs" ou boates, onde, entre goles multiplicados de álcool, os piores pensamentos dominam os cérebros de homens e mulheres, que bem poderiam estar beneficiando o próprio espírito na obra humanitária de socorro aos que sofrem, destinando um pouco do dinheiro assim malbaratado e algumas de suas horas de Jazer à imensa maioria dos que lutam contra as enfermidades, contra o frio e a fome, abandonados em tugúrios infectos ou nas calçadas das ruas.

            Ó humanidade imprevidente! Ó pais e mães sem consciência! Preferis os prazeres fáceis da vida, às lutas sacrificiais que nobilitam o espírito humano! Negais amparo aos que sofrem para entregardes aos exploradores de vícios o dinheiro, nem sempre bem ganho, a saúde do corpo que Deus vos deu e a alma que devíeis purificar no labor quotidiano! Viveis empolgados pelas atrações do Umbral, desprezando a luz que vos faríeis descortinar panoramas espirituais nunca sonhados. Perseguis a falsa felicidade dos prazeres impuros, quando a verdadeira felicidade se encontra nos prazeres altruísticos do espírito! Esquecei-vos da palavra de Jesus, de “que o Céu e a Terra não passarão sem que tudo o que se acha na lei esteja perfeitamente cumprido, enquanto reste um único iota e um único  ponto”. (Mateus  V. 17-18).

            Todos aqueles que têm qualquer parcela de responsabilidade familiar devem meditar um pouco acerca do futuro das gerações que mal começam a ter contato com o mundo terreno. Pensai nas agruras que as esperam, se não houver empenho, luta e sacrifício para orientá-las superiormente. Não se pretende fazer com que os homens de amanhã sejam indivíduos carolas ou sectários mas que aceitem a iluminação do Evangelho para que possam melhormente transpor os obstáculos tremendos que os esperam no segundo milênio, porquanto todas as forças das trevas se congregam para lançar ainda maior confusão no seio da humanidade. O materialismo corrói os sentimentos mais puros do homem e somente há um antídoto contra esse veneno terrível que o século XIX nos legou como herança maldita: o Evangelho do Cristo, roteiro de paz e harmonia, de compreensão e amor, de trabalho fecundo e solidariedade feliz! Só assim será possível exaltar a glória de Deus nas alturas e alcançar a desejada paz entre os homens de boa vontade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário