Pesquisar este blog

domingo, 7 de abril de 2013

Histórias do Chico...



01 Histórias do Chico...

            Escusado é dizer que consideramos o nosso querido Chico Xavier como parte integrante da MEDIUNIDADE GLORIOSA e um dos SEAREIROS considerados da PRIMEIRA HORA e, felizmente, ainda entre nós[1].

            Em nosso livro sobre ele, relatando-lhe os Lindos Casos, já o biografamos ainda que palidamente.

            Sabemos que ele não gosta quando lhe ressaltamos as virtudes da humildade, do seu amor ao próximo, da sua gratidão constante a Deus, da sua renúncia pelos bens materiais.

            É natural. Quem possui virtudes ignora que as tem.

            Mostra-se sensibilizado e até um pouco entristecido quando alguém lhe pede para autografar o livro que lhe traz os Casos Lindos da sua romagem vestida de sofrimentos e de lágrimas.

            Mas se esquece de que, relatando-os, procuramos, acima de tudo, focar os Ensinos do Senhor que dali nos vem e que precisam ser conhecidos para que, mesmo canhestramente, possamos também realizá-los.

            Depois, os Casos Lindos do Chico, hoje conhecido em todo Brasil, uns contados por ele, sem nenhum intuito de se vangloriar, outros e muitos outros por familiares e amigos seus, que lhe testemunharam e testemunham a sua maneira de viver e conviver, se não os registrássemos como os fizemos, agora, poderiam, mais tarde, quando o querido Médium estiver no Mundo Maior, ser deturpados e até contados à moda de Lendas ...

            Que o prezado irmão nos perdoe: mais tanto quanto podemos, em nossas palestras, citamos e citaremos seus Casos, colaborando sempre com a nossa tese em predicação.

            É o Evangelho Segundo o Espiritismo, com Suas Imorredouras e sublimes Lições, que dilucidamos, que propagamos, que traduzimos, que ressaltamos, e sempre com agrado geral dos que nos ouvem.

            Já temos colecionados Casos de Chico Xavier, isto é de Confrades que, ouvindo ou lendo os testemunhos de Francisco Cândido Xavier, procuram imitá-lo e, às vezes, com resultados auspiciosos, como o em que, bastantemente ofendido, conseguiu perdoar seu ofensor e tirar de dentro de si quaisquer mágoas ou infelizes ressentimentos.

            Dos muitos Casos Lindos que ainda temos em nossos arquivos, apenas alguns publicaremos abaixo.

            Como o caro leitor vai observar são Lindos Casos, leves, pequenos, nos quais Jesus é homenageado através das virtudes da humildade, do perdão, da renúncia, da resignação e obediência às Leis do Pai e Criador.

  A Coisa mais difícil...

            Ter dentro de si a Senhora Humildade. Aí está a prenda maior e mais difícil de se obter. Calar-se quando alguém nos ofende. Silenciar quando, no meio dos que maldizem, é vitoriada a maledicência. Tudo isso é revelador de luz na alma. E seu autor já tem Jesus no coração.

            O Chico foi ofendido e nada respondeu. E o ofensor, surpreso e até arrependido, exclamou-lhe:

            - Você será mesmo, Chico, de carne e osso? Por que não revida a ofensa?

            - Porque, respondeu-lhe o Chico, depois o sofrimento virá em dobro para mim...

            A Senhora Humildade, vestindo-lhe o Espírito, deu-lhe força para resistir e inspiração para traduzir a vitória que nos advém quando temos a felicidade de testemunhá-la.

            O ofensor desabafa seu ódio e pensa-se vitorioso...

            O ofendido, calando-se, sofre, no momento para, depois, sentir-se, sim, que ele é que foi o vitorioso com Jesus.

            E, aos nossos ouvidos, ecoam as palavras santas do Divino Mestre, quando, ofendido e incompreendido, sofreu o maior dos martírios: EU VENCI O MUNDO, PORQUE FUI E SOU O AMOR!

Ramiro Gama
in ‘Irmãos do Bom Combate’
Edição G E Regeneração RJ RJ - 1969







[1] Estávamos em 1969... Saudades! Do Blog


Nenhum comentário:

Postar um comentário