Pesquisar este blog

quarta-feira, 10 de abril de 2013

06. Histórias do Chico...


06 Histórias do Chico...

           

            Datilógrafo da Espiritualidade

            Desejando ganhar um melhor ordenado e ter um cargo nos quadros do funcionalismo federal, o Chico resolveu inscrever-se à prova de Datilógrafo do DASP.

            Na época aprazada, foi chamado e compareceu. Fez o que lhe foi possível fazer, que seu segundo ano de instrução primária lhe possibilitou. Não se saiu bem nas provas escritas. Mas deixaram que fizesse a prova oral, como compensação. Um dos examinadores fez-lhe várias perguntas sobre português, matemática, história, geografia, etc. Mas o pobre médium pouco sabia destas disciplinas. Foi quando, surpreso com sua ignorância, o examinador, identificando-o como sendo o conhecido intermediário dos Espíritos, de Pedro Leopoldo, autor de tantas obras magistrais, exclama:

            - Mas você não é o Chico Xavier, autor de tantas obras eruditas, versando história, ciência, filosofia, revelando conhecimentos profundos de nossa língua?

            - Sou apenas o médium. As obras são dos Espíritos, respondeu-lhe humildemente o Chico.

            - Então, rapaz, continuou o examinador, diante disto, agora acredito que o Espiritismo é uma verdade, porque verifico que você, pelo que demonstrou, não poderia escrever tamanhas maravilhas ...

            Foi reprovado.

            Voltou a Pedro Leopoldo com a fisionomia triste, desanimada. Dormiu e sonhou. Viu-se defronte de um casarão em cujo frontispício estavam escritas as palavras:

            DASP

            E exclamou para Emmanuel, a seu lado: Ainda há pouco, saí de uma casa com este nome. Fiz a prova para datilógrafo e não logrei aprovação. E, agora, aqui, encontro também o mesmo DASP. E seu Guia informa-lhe bondoso:

            - Lá embaixo, na Terra, existe o Departamento Administrativo dos Servidores Públicos, ao passo que aqui existe coisa diferente: DEPARTAMENTO ADMINISTRATIVO DOS SERVIÇOS DO PAI. Naquele você não conseguiu ser datilógrafo, mas aqui você já o é.

            O Chico acordou contentíssimo e jamais pensou em pertencer ao quadro de Funcionários Públicos. Contenta-se em ser mesmo um extranumerário, extra-quadro ...

Ramiro Gama
in ‘Irmãos do Bom Combate’
Edição G E Regeneração RJ RJ - 1969


Nenhum comentário:

Postar um comentário