Pesquisar este blog

quinta-feira, 11 de abril de 2013

16. Ciência Religião Fanatismo




16


Ciência   Religião   Fanatismo

por  MINIMUS  (A. Wantuil de Freitas)
Ed. FEB
c.1938

Palestra 3   c/e

           
            Claude Bernard escreveu, nas suas "Lições sobre o Calor Animal", que a terapêutica mais racional seria a que se dirigisse diretamente ao sistema nervoso. O sábio fisiologista sonhava o aparecimento da medicina mediúnica, essa terapêutica que seus discípulos chamam histeria, apesar de ignorarem a causa desta moléstia e os meios de a curar.

            O Espiritismo é uma nova alavanca do progresso da ciência humana. Com ele, a ciência de amanhã rir-se-á dos que hoje nada mais fazem senão rir, com esse riso que Crookes classificou de idiota.

            O Espiritismo é ciência, porque prova suas asserções com fenômenos inteligentes, porque cogita das leis da criação e leva suas observações acima da ciência humana, investigando além da matéria palpável e visível.

            O Espiritismo é filosofia, porquanto se dedica à natureza do homem, explicando a este o seu próprio aparecimento na Terra e indicando-lhe o fim aonde se dirige.

            O Espiritismo é religião, visto que ensina os meios da criatura religar-se ao Criador e ainda por pregar os mesmos preceitos dos Evangelhos do Cristo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário