Pesquisar este blog

quarta-feira, 17 de abril de 2013

1. "Didaquê Espírita"



1
Didaquê Espírita

compilação e coordenação
  Carlos Lomba
Ed.FEB 1948

Autores compilados neste Didaquê:

Allan Kardec
Léon Denis
Victor Hugo
Ewerton Quadros
André Luiz
Mínimus
Jacy Rego Barros
Eliseu Rigonatti
Vinícius e vários outros

Carlos Lomba


Ensino Religioso
de Vinícius (Pedro de Camargo).

           
            "Pensamos que o ensino religioso, em seu sentido verdadeiro, em sua expressão legítima é uma necessidade, constituindo a mais elevada e útil de todas as disciplinas.

            Religião, segundo a própria etimologia do vocábulo - religio, religare - significa religar. Sim, ligar outra vez, visto que a primeira ligação, aquela que se verifica entre o Criador e a criatura, já existe, à revelia desta, de todo o sempre. Resta, pois, que se processe a segunda ligação consciente da criatura com o seu Criador. O primeiro liame efetuou-se de cima para baixo, o segundo deve realizar-se de baixo para cima. Assim se consumará a divina união, de acordo com o sábio conceito de Jesus: Pai, quero que eles (os discípulos) sejam um em mim, como eu sou um contigo, para que todos sejam aperfeiçoados na unidade. (S. João, cap. XV.)

            É preciso que o homem saiba donde veio e para onde vai; que tenha noção da origem do "Eu real", que não é produto da concepção, pois preexiste e subsiste ao corpo; que perceba em si mesmo a vida verdadeira e sinta a grandeza, a excelência e a sublimidade dessa Vida revelando-se na inteligência, na vontade e no sentimento. Da íntima percepção da vida – que importa já no início consciente da ligação da criatura com o Criador - decorre naturalmente o sentimento da dignidade própria, do dever e da moral em seus mais excelentes aspectos.

            Tal é, em ligeira síntese, a base da religião que deve ser ensinada na escola, no lar e nos templos."






Nenhum comentário:

Postar um comentário