Pesquisar este blog

sábado, 20 de abril de 2013

3. 'Didaquê Espírita'



3
Didaquê Espírita

compilação e coordenação
  Carlos Lomba
Ed.FEB 1948

CAPÍTULO II

MOISÉS

Fase da primeira LUZ DIVINA pro-
jetada sobre os homens da Terra, ou
a fase também chamada
da PRIMEIRA REVELAÇÃO.


26. Quem foi Moisés?

            - Moisés, o maior vulto do ANTIGO TESTAMENTO, foi guerreiro, estadista, historiador, poeta, moralista e legislador dos Hebreus, e a ele o Céu revelou o DECÁLOGO.

27. Só o DECALOGO foi revelado a Moisés?

            - Só o DECÁLOGO e nada mais, segundo as ESCRITURAS.

28. Moisés, porém, não foi um legislador?

            - Foi, realmente, um legislador. Mas há duas partes distintas nas leis mosaicas.

29 . Quais são elas? 

            - São a LEI DE DEUS, promulgada no Monte Sinai, também chamada OS DEZ MANDAMENTOS ou o DECÁLOGO; e as leis civis ou disciplinares estabelecidas por Moisés, leis que ele próprio decretou como estadista, moralista e legislador autônomo, chefe dos Hebreus.

30. Como distingui-las?

            - A LEI DE DEUS é invariável, imutável e tem caráter permanente. As leis de Moisés, como estadista e legislador, por apropriadas aos costumes e ao caráter daquele povo e daquela época, modificaram-se profundamente com o tempo e com o desenvolvimento progressivo da humanidade. Outras luzes vieram desfazer e espancar a penumbra, a quase treva da vida espiritual do homem, naquela era distante e apenas histórica, nos dias presentes.

31. Como se explica que Moisés tenha tido essa dupla função?

            - Quando a serviço do Céu, Moisés foi um MÉDIUM. Quando a serviço de seu povo, que ele dirigiu, foi Moisés um legislador autônomo, um DITADOR discricionário, como modernamente tantos outros ditadores têm aparecido na vida de outros povos e de outras nações.

32. Que vem a ser MÉDIUM?

            - Médium ou médiuns são pessoas que têm faculdades para se porem a serviço do intercâmbio entre os Espíritos e os homens.

33. As LEIS DE DEUS não variam e nem se modificam?

            - Não e nunca! Tanto que o DECÁLOGO é uma LEI de todos os tempos e de todos os países; por isso mesmo que tem o seu caráter divino - é imutável e eterno, regendo a vida moral do homem.

34. Como são consideradas as leis de Moisés?

            - São leis, como já se disse, transitórias, algumas já condenadas e muitas das quais foram decretadas com o objetivo de manter, pelo TERROR, um povo turbulento e indisciplinado.

35. E porque lhes atribuíam uma origem divina?

            - Realmente assim aconteceu para imprimir maior autoridade ás suas leis, como o fizeram todos os legisladores dos povos primitivos. A autoridade do homem tinha que escudar-se na de DEUS.

 36. E porque atribuíam a DEUS sentimentos de cólera e vingança?

            - Simples e natural ignorância dos homens

37. Nunca existiu esse DEUS terrível, dos legisladores antigos?

            - Nunca! A ideia de um DEUS terrível, impiedoso e vingativo só podia, como ainda pode, impressionar a homens ignorantes, nos quais o senso moral e o sentimento de uma justiça pura eram, e ainda o são em menor escala, pouco desenvolvidos.

38. São, pois, contraditórias as leis de Moisés?

            - Evidentemente. Pois que o Céu que lhe ditou nos DEZ MANDAMENTOS: "Não matarás, não farás mal ao próximo" - certo que não podia contradizer-se, fazendo do extermínio um dever consagrado. As leis mosaicas, propriamente ditas, tinham, portanto, caráter meramente transitório, e só eram apropriadas ao seu tempo e à mentalidade do povo daquela era, tão mergulhada e perdida na escuridão dos milênios...

39. Só as LEIS DIVINAS são eternas?

            - Só as LEIS DIVINAS são eternas e imutáveis.

40. E as leis dos homens do nosso século?

            - São também transitórias, reformáveis e evolutivas. Haja vista a nossa pátria - o Brasil, que depois de sua Independência, em 1822 e a partir de 1884, já seis vezes modificou e corrigiu as suas leis constitucionais, em apenas 123 anos da nossa emancipação política e administrativa. Só se eternizarão as leis humanas quando se associarem, identificarem ou tiverem perfeita afinidade com as LEIS DIVINAS.

            O ESPIRITISMO fará, com o tempo, que o DECÁLOGO de Moisés se torne a CARTA MAGNA de todas as nações do Mundo, a ele associados os sublimes ensinamentos de JESUS.




Nenhum comentário:

Postar um comentário