Pesquisar este blog

sábado, 13 de abril de 2013

17. "Ciência Religião Fanaismo"


17


Ciência   Religião   Fanatismo

por  MINIMUS  (A. Wantuil de Freitas)
Ed. FEB
c.1938

Palestra 3   d/e


            Voltemos, senhores, ao assunto determinado para a palestra de hoje, voltemos porque o tempo não permite que nos estendamos.

            Dois vultos se celebrizaram nos meios médicos mundiais, Pinel e Esquirol, ambos alienistas franceses, conseguindo homenagens de todos os Hospícios do mundo, onde sempre existem seções designadas com seus nomes.

            Pinel substituiu o tratamento de violências e .de chibatadas, por medicina mais consentânea com os princípios de solidariedade humana; e Esquirol, o sábio que passou a existência examinando e medicando doentes mentais, descobriu que há loucuras sem causas justificáveis, sem lesões cerebrais, donde concluímos que há loucuras materiais, causadas por lesões ou anomalias da matéria cerebral, e as há espirituais, a que chamamos obsessão.

            Os Hospícios de todos os países se acham superlotados de enfermos; novos hospícios são criados dia a dia, mas sempre insuficientes para o número crescente de loucos destinados a essas bastilhas terapêuticas, onde ficam à espera da morte, sequestrados da vida, simplesmente porque os governos acompanham o erro e o crime da medicina oficial, quando poderiam estar os hospitais quase vazios, se outra fosse a orientação dos responsáveis por essa calamidade desumana.

            Jazem nos cárceres dos hospícios milhares de doentes, em que a medicina nada encontrou, absolutamente nada, após os exames a que procedeu. Sujeitos a experiências perigosíssimas, como a malarioterapia e outros métodos idealizados sem proveito algum, esses infelizes são chorados cá fora pelos filhos e pelas mães, na dor cruciante de vê-los no desconforto de hospitais abarrotados e sem nenhuma esperança de cura. Pobres mães e pobres filhos que ouvem interiormente a terrível frase de Dante:

            "Deixai todas as esperanças, vós que entrais".

            E o mal maior ainda seria, se os espíritas, mesmo de longe, não trabalhassem em suas sessões em benefício de muitos desses infelizes, conseguindo, apesar de todas as dificuldades, devolvê-los ao lar, para onde nunca mais voltariam, devido à incompetência dos que pretendem, com bisturi e agulha, curar doenças que se relacionam com a alma, cuja presença nunca acharam, porque a procuram com instrumentos materiais, como se fôssemos estudar o movimento dos astros com aparelhos de agronomia.

            A loucura espiritual, também chamada moral, psíquica ou mais simplesmente obsessão, que eles desconhecem e não sabem curar, não reside na matéria e muito menos na alma. Ela é produzida pela interposição de fluidos do obsessor desencarnado, prejudicando a transmissão de pensamento da vítima, ora agindo lhe sobre o cérebro, ora sobre o períspirito e mesmo sobre o espírito, obsessão que poderá causar, no fim de alguns anos, lesões cerebrais antes inexistentes.  

            O Hipnotismo é uma obsessão entre encarnados, e, como a loucura espiritual, também consegue-se, no fim de algum tempo, o completo domínio do hipnotizador sobre o paciente que, mesmo de longe, pode ser dirigido.

            Não se conclua, da nossa ligeira exposição, que baste uma pessoa ser adepta do Espiritismo, para gozar da faculdade de curar loucos espirituais. São necessários conhecimentos e virtudes, mesmo porque, casos há, como nas obsessões de longa data, em que se tornam indispensáveis dois tratamentos - o espiritual e o médico.

            Um grande e abnegado médico brasileiro, o dr , Bezerra de Menezes, a quem rendemos a homenagem da nossa gratidão, havendo-se dedicado, longos anos, ao estudo das doenças mentais, por ter ficado louco um seu filho, conseguiu demonstrar, com experiências, que os Espíritos de loucos materiais, com lesões, se manifestam perfeitamente lúcidos, quando evocados em sessões espíritas, o que não somente confirma a existência de duas variedades de loucuras, mas ainda nos ensina um dos meios de diferençá-las.

            O Espírito do louco material se manifesta lúcido, porque lhe emprestam um cérebro normal para sua utilização, enquanto o Espírito do louco espiritual se apresenta quase sempre louco, visto que o obsessor continua em sua diabólica perseguição.

            Ensina-lhes o Espiritismo como fazer o diagnóstico dos que apresentam sintomas de loucura, mas o orgulho não os deixa raciocinar, preferindo sacrificar milhares de criaturas às tenebrosas prisões dos hospícios, a terem de confessar que ignoram alguma coisa. E assim, os loucos e não loucos são tratados igualmente, até que, depois de mortos, a necropsia informe que a maioria não apresentava lesões cerebrais.

            Não sabemos onde se esconde a consciência desses pretensos sábios, que os não deixa meditar sobre o crime que praticam, lançando nos quartos dos hospícios, amontoados como porcos, criaturas que eles não sabem porque estão loucas, não sabem como curá-las e, contudo, não permitem que se lhes fale nessa terapêutica espiritual já observada e confirmada por centenas de médicos em milhares de casos.

            E a deslealdade dessas consciências vai ao ponto de acusar-nos como fabricantes de loucos, somente porque, ao darem entrada nos hospícios, os doentes dizem já haver recorrido a um ou outro Centro espírita, muitas vezes incompetente para resolver tais casos. Não perguntam se o doente já era louco antes de recorrer ao Centro espírita. Basta-lhes a primeira informação, a única de que precisam para fazer as estatísticas com que nos pretendem incriminar.

            Padres, freiras e materialistas serão dados como loucos produzidos pelo Espiritismo, se as famílias dos doentes disserem que, antes de interná-los no hospício, compareceram a uma ou duas sessões espíritas. Enlouquecem na rua, nas igrejas, nas repartições públicas e em todos os lugares, mas a estatística precisa acusar o Espiritismo, visto como, não sendo possível atribuir à loucura uma dessas duas velhas desculpas - a sífilis e o alcoolismo - incompetentes para lhes determinar a verdadeira causa, atribuem-na ao Espiritismo.

             E como nada podemos fazer, deixemos os loucos com os loucos que os trazem presos, e passemos a outras curas por transmissões de fluidos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário