Pesquisar este blog

terça-feira, 7 de dezembro de 2021

Stupete gentes!

 

Stupete gentes   (pasmai, ó gente!)

por Carlos Imbassahy

Livro: ‘Libertação’ (Editora ISMAEL -1955)


             Venho tratar das burletas do erudito teólogo nacional por comprazer com os insopitáveis desejos do meio amigo Leite. Ele pensa que o nome de Flammarion não deve figurar impunemente nas mistificações de certos rois.

             De fato, o grande astrônomo aparece entre os “que não admitem as explicações dadas pelos espíritas.” E começaram então a bravejar as citações com essa piada fulminante:

             “E o Dr. Imbassahy a fazer crer que Flammarion é partidário da doutrina espírita e a invocá-lo como testemunha e autoridade em seu favor. É de se tirar o chapéu.”

             Iremos ver que é de se lhe tirar mais alguma coisa.

             O famanaz (o que tem muita fama pelo seu valor) descobridor dos antipsiquistas, lança-se à obra de Flammarion, ‘Les Forces Naturelles Inconues’, e já do título começa a extrair ilustrativas conclusões.

             Das suas citas, algumas não pude encontrar; outras são excertos devidamente amputados: - “on peut poser en principe que les médiums de profission trichent tous”. E passou o ancinho no resto, onde se diz: -  

             Mais ils ne trichent pas toujours et possèdent des facultès réelles, absolument certaines.” Eles, porém, não enganam sempre e possuem faculdades reais, absolutamente certas.

             O astrônomo refere-se aos profissionais e declara que esses mesmos possuem faculdades reais, absolutamente certas.

              Vão assuntando.

           Foi-se levando ainda a rodo a várias passagens onde se vê explicado ou atenuado o ceticismo do Autor. Exemplos:

             “Por vezes, as idéias emitidas parecem provir de personalidade estranha e a hipótese dos Espíritos se apresenta mais naturamente.” pág. 18

                 “A obra de espíritos desencarnados, de alma dos mortos, é uma hipótese explicativa e não devemos rejeitá-la sem exame, porque, por vezes, parece a mais lógica.” pág. 594

             “Não me surpreenderei que algumas interpretações se traduzam pela opinião “de que não admito a existência dos Espíritos”. Não se poderá achar qualquer afirmação desse gênero nesta obra ou em quaquer outra.” pág. 595

             E para concluir, ainda no mesmo livro:

             L’hypothèse spirite ne doit pas etre eliminée. Pág. 597

            Como se nota, nem aí se vê que o astrônomo “não admitisse as explicações dadas pelos espíritas”.

             O que ele dizia na citada obra é que a intervenção dos mortos ainda não estava demonstrada; que ele não tratara ainda com a alma dos mortos:

             “O que eu digo é que os fenômenos físicos aqui estudados não provam a sua colaboração.” Pág. 595

                 E afirmava:

                 “Sem admitir a existência dos Espíritos como demonstrada, sentimos que tudo não é de ordem simplesmente material, orgânica, cerebral. Há outra coisa. Pág. 597

             Que dizer, entretanto, da sinceridade do escritor que estaca nessa obra preliminar? Que dizer do contraditor que cortina as obras posteriores em que ao eminente astrônomo se depara, afinal e concludentemente, a prova da sobrevivência? Que fecha os olhos quando a outra coisa aparece clara, irrefutável, ao notável Psiquista; quando a intervenção dos mortos lhe surge definitivamente demonstrada?...

             Ora, mais tarde, Flammarion dedica-se ao estudo dos fenômenos de ordem subjetiva, aos fatos da mediunidade intelectual. E escreve, então, ‘La Mort et son Mystere’, em 3 volumes assim denominados: ‘Avant la Mort’, ‘Avant de la Mort’ e ‘Apris La Mort’. Esse título já não comove o teólogo. Vamos adiante e vejamos o que nos diz o Mestre:

             “Os fatos expostos nesta obra mostram que os nossos caros desaparecidos ficam algum tempo em nossa vizinhança e se manifestam quando as circunstâncias o permitem.” III, 407.

             E ainda:

             “Verificamos que as manifestações dos mortos são irrecusáveis.” Pág. 408

             E mais:

             “Os fantasmas dos mortos existem. Mostram-se, manifestam-se. São vistos de face, de perfil, obliquamente, refletidos nos espelhos, em plena correspondência com as leis da perspectiva.” Pág. 415

             Toda a obra do astrônomo é a demonstração da cominicabilidade dos defuntos, o que o faz concluir:

             “Les défunts manifestant leur survivance sous les aspects les plus variés”. Os defuntos manifestam sua sobreivência, sob os mais variados aspectos.

               O mundo psíquico invisível e real parece-me doravante “icontestavelmente verificado”.

             E, finalmente, depois do seu longo estudo, estabelece cinco princípios, sendo o último o seguinte:

             “L’ame survit à l’organisme physique et peut se manifester aprés la mort.” “A alma sobrevive ao organismo físico e pode manifestar-se depois da morte.”

             Se folhearmos outra obra de Flammarion – Les Maisons Hantées – veremos que não émenos firme a sua convicção na manifestação dos mortos. Basta que anotemos o título do seu 1º capítulo: - Os mortos se manifestam.

             Nesse livro declarava ele que sua trilogia, consagrada ás manifestações post mortem, provocou tempestades e recriminações.

             Transcreve um artigo que já havia mandado ao Jornal, em 1922. Aí perguntava: Há ou não há manifestação de mortos? – E assegurava: - Eu digo que há.

             Depois de narrar, entre outros, um fato que prova a sobrevivência, termina:

           “Os que negam esses fatos são ignorantes, ilógicos ou acpciosos, de vez que, conhecendo-os, não atino como possam eliminar o ato do defunto.”

              As casas mal assombradas’ é mais um repositório de fatos que demonstram iniludivelmente a sobrevivência e onde Flammarion expende, com provas sobejas e razões indiscutíveis, a sua crença na manifestação do morto.

             E se invocá-lo com testemunha e autoridade a meu favor é de se tirar o chapéu, apresentá-lo como infenso à sobrevivência ou negador do que os espíritas afirmam, já não é simplesmente de se tirar o chapéu, é de escacholar.

             De tudo se conclui que ‘Les Forces Naturelles’ muito ao contrário de firmar o negativismo do Mestre, deixa-nos convicto de sua imparcialidade e insuspeição quando, nas obras posteriores, se inclina, franca, decisivamente, para a hipótese espírita.

            Entre as respostas abafantes do indefesso adversário dos espíritas acha-se a de que estava a ironizar quando encaixou, em certo lance, o fantasma da Katie King com os médiuns e experimentadores.

            Um fantasma transformado em médium é uma dessas facécias (pilhérias) que deve ter provocado sonoras  gargalhadas. E se formos examinar com justiça toda a argumentação do dicaz (satírico) opugnador, veremos que toda ela, a exemplo de Katie entre os médiuns, é capaz de provocar por aí além uma tal hilaridade, que será um nunca mais acabar de rir.

             Graças e argumentações que farão dizer – stupete gentes!





Um comentário: