Pesquisar este blog

segunda-feira, 27 de dezembro de 2021

Que é a morte?

 

Que é a morte?

A Redação

Reformador (FEB) Outubro 1945

             A “Revue Spirite”, de Paris, recebeu de seu correspondente particular em Nova-York, e inseriu em sua edição de agosto, de 1908, o seguinte despacho telegráfico, referente a um caso que, acreditamos, não será destituído de interesse para os nossos leitores:

             “Nova York, 15 de julho. - Uma senhora acaba de escapar à mais horrível das mortes. Esteve, com efeito, por um triz a ser enterrada viva. Trata-se da Sra. William Moulty, de New Brítain, no Connecticut.

             “Seu coração cessara de bater, por mais de uma hora. Os médicos a haviam considerado morta, e a família fazia os aprestos habituais para o enterro, quando um dos assistentes notou certas ligeiras crispações dos músculos da face. Foram de novo e imediatamente chamados os médicos, que entraram a prodigalizar todos os cuidados à paciente. Procederam à eletrização ligeira e progressiva da região do coração, e a enferma foi pouco a pouco voltando a si.

            “Declarou ela então que, durante a sua prolongada catalepsia, tivera um sonho estranho. Tinha visto extensos espaços iluminados de mil claridades e sentira a impressão de realizar uma longa viagem, através de regiões etéreas, de inimaginável beleza.

            “Havia encontrado muitas pessoas, moças e velhas, que outrora conhecera, em particular sua mãe e um outro parente, falecido há trinta anos.

            “A idosa senhora, que - convém notar - conta sessenta anos, não dera mostras até ao presente de possuir uma imaginação exaltada. Declarou além de tudo que a morte é uma sensação deliciosa.”

            De resto - ocorre-nos, por nossa parte, agora comentar - já S. Paulo dizia que não devêramos temer a morte, pois que - referia-se ao sono - todos os dias nós morremos, isto é, penetramos no mundo espiritual.

            E que é a morte natural, realmente, senão o sono definitivo, agradável, reparador, acompanhado do despertar na verdadeira vida!


Um comentário:

  1. Não devemos temer a morte. Todos os dias nós morremos pq penetramos no mundo espiritual qd dormimos...

    ResponderExcluir