Pesquisar este blog

sábado, 17 de outubro de 2020

Sugestões cristãs - 5



Sugestões cristãs - 5  

por Luiz de Oliveira   Reformador (FEB) Dezembro 1924

             

              Colunas de fogo ameaçam devorar o homem retardatário nesta hora que transcorre; foi o que se afirmou em um dos últimos raciocínios.  

             Efetivamente assim é, pois, no momento que passa, os elementos estacionários e rebeldes, que tudo fazem para embaraçar a noção dos que desejam altear-se pelo combate às imperfeições e pelo exercício da atividade espiritual que os conduza para Deus, tem suas baterias assestadas contra os servidores do Cristo, na esperança de poderem reencarnar, para continuação da vida material em que se deixaram absorver, através dos tempos e dos séculos vencidos, entendendo que poderão impedir o progresso espiritual dos que na Terra se acham, para não perderem, nas novas etapas que idealizam, em contato com o mundo, as posições que almejam e se tornarem, novamente, dirigentes dos povos e das nações. Isto, entretanto, não sucederá, porque os tempos são chegados e a transformação social, a começar das camadas oprimidas pelos prepotentes da atual sociedade terrena, impedirá que se renove o império das correntes retardatárias.

             Para esse fim, os humildes e desfavorecidos já se congregam a, amparados por emissários do divino Mestre, no cumprimento da lei, receberão as iluminações necessárias à vitória moral do homem, iluminações que, determinando a queda das instituições transitórias, permitidas no período infantil da humanidade, para iniciação da era cristã, vêm, nestes últimos séculos, através de sucessivas existências ora no espaço, ora na Terra, preparando os Espíritos moderados e de boa vontade, para surtos de amor, de tolerância e de fraternidade cristã, em demanda do progresso, da evolução e da sabedoria.

             Esses tempos que se prenunciam modeladores de nova época, de melhor quadra que se desdobrará, evidenciando o alvorecer do dia profetizado por Jesus Cristo, quando se referia à consumação dos séculos, já se não acham distantes.

             Não se ouvem, na hora presente, os clamores que do Alto descem? Que significação podem ter os avisos que se transmitem em nome do Cristo, sob os auspícios do Espírito da Verdade, recomendando aos homens que não cessem de orar e vigiar? Por que ricos e pobres, potentados e oprimidos, sábios e ignorantes, as espiritualistas e incrédulos, em todos os departamentos e domínios da atividade social terrena, são, com insistência, despertados pelos chamamentos que transitam no mundo espiritual? Por que os médiuns se multiplicam e se fazem ouvir interpretando o convite dos invisíveis, praticando curas surpreendentes, em nome de Jesus, ou passando comunicações dos que, afastados da jornada terrena, se esforçam por demonstrar que a vida humana se não extingue quando o corpo terreno desce ao trabalho de transformação no regaço tumular? Porque a inteligência suprema, criador de tudo quanto existe na Terra, no espaço e no infinito, mais não permite que o homem prossiga Indiferente e orgulhoso, na ignorância da vida espiritual?  

             Procuremos saber quais os motivos determinantes de todos esses fenômenos que se observam e, sem grande esforço, verificando neles o cumprimento da promessa que o divino Mostre, conforme nos relata João no capítulo XVI, v. 13, - aludindo ao Consolador, fez a seus discípulos, dizendo-lhes : -“Quando vier aquele Espírito de Verdade, ele vos guiará em toda a verdade, porque não falará de si mesmo, mas falará tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir”, compreenderemos que os atuais acontecimentos, evidenciadores da assistência que os habitantes do mundo espiritual vêm nesses últimos tempos, com maior assiduidade, atenciosamente dispensando aos excursionistas terrenos, positivos e claros, constituem a realização decisiva do que fora prometido por Jesus.

             Estamos, por conseguinte, no início desses novos tempos preditos pelo Mestre. Os Espíritos mensageiros, que outra coisa não desejam significar, no intuito de propelirem os homens e as mulheres à prática do dever espiritual, pela prece, pela vigilância e pela execução de ações edificantes que contribuam para o levantamento moral dos necessitados de luz, intensificando os trabalhos da Seara divina, nas contínuas mensagens que, por via mediúnica, incessantemente transmitem, no exato cumprimento das profecias cristãs, vêm revelar aos habitantes da Terra que os tempos, realmente, já se acham chegados, cumprindo-lhes, por isso, o maior cuidado no emprego da vida terrena que a misericórdia do Senhor ainda concede aos retardatários, para conclusão das etapas que lhes restam...


Nenhum comentário:

Postar um comentário