Pesquisar este blog

sexta-feira, 23 de outubro de 2020

Espiritismo religioso

 

Espiritismo Religioso

por Hernani T. Sant’Anna

Reformador (FEB) Julho 1954

             Se o Espiritismo guarda a finalidade precípua de transformar a face moral do Planeta, pelo esclarecimento das massas populares elevando o nível de entendimento e vida dos povos, não podemos entende-lo sem o aspecto religioso, porque somente a Religião é capaz de propiciar à multidão os recursos necessários à reforma dos costumes à ascensão positiva dos valores sociais.

             Esta é, aliás, a grande lição que a História nos ensina, quando nos coloca face a face com os grandes movimentos coletivos de todos os tempos. Penetrar a alma do povo, atingir a sociedade no que ela possui de mais íntimo, modificando lhe a própria ética de viver, é privilégio da Religião. A Ciência só atinge a técnica, não chega aos sentimentos. E as teorias filosóficas, quando divorciadas do ideal que age, não vão além do círculo das elites intelectuais, para mero gáudio da fina dialética e honra inócua de estantes e museus.

             Valham, pois, os esforços honestos e bem intencionados de quantos lidam por fazer penetrar o Espiritismo na consciência coletiva, semeando nas almas humanas os pólens das concepções superiores. Compenetrando-se da eternidade da vida, da responsabilidade individual perante a lei, da necessidade do esforço próprio para a conquista da felicidade, da lei de cooperação fraternal, da justiça perfeita que pontifica em todos os quadrantes do Universo, irá o povo, espontaneamente e por seus próprios atos, inaugurando uma era nova de entendimento e paz social, com trabalho digno e farto para todos.

             Numa época como a que vivemos, tão repleta de inquietações e violências, não pode haver trabalho mais nobre e produtivo do que esse, de acender a luz a luz do espírito por sobre a noite de angústias e dos desesperos humanos, à custa de renúncia e abnegação, amor e sacrifício.

             Afinal, é dessa lide silenciosa de arregimentação do bem, sem virulências e extremismos, objetivos de dominação ou de avassalamento, que nascerá a grandeza do futuro, a paz das nações e a felicidade dos povos deste orbe.


Nenhum comentário:

Postar um comentário