Pesquisar este blog

quinta-feira, 29 de outubro de 2020

Enquanto

                

Enquanto  

Emmanuel por Chico Xavier       Reformador (FEB) Janeiro  1957

                      "...Não vem o Reino de Deus com visível aparência."  

                                                        Jesus (Lucas, 11:20)

 

            Dominarás a gramática, adquirindo fino lavor verbalista, na ciência da expressão, mas, enquanto não articulares a própria linguagem na luz da sinceridade e da compreensão, a tua palavra, conquanto primorosa, não renovará a ninguém.

            Indicarás a trilha exata da beneficência através de preciosos conselhos, mas, enquanto não te dispuseres a percorrer a estrada do desprendimento, no auxílio aos semelhantes, embora ajudes indiretamente a quem te ouça, andarás órfão de teus próprios avisos.

            Pregarás tolerância, movimentando conceitos sublimes, mas, enquanto não deres de ti mesmo, em abnegação e humildade, na desculpa que ofertas, não farás claridade no coração, a fim de acertar com o próprio caminho.

            Levantarás magnificentes construções terrestres, mas, enquanto não ergueres em ti próprio o templo da paz, alicerçado no dever nobremente cumprido, não encontrarás em teu benefício o pouso interior da genuína tranquilidade.

            Honrarás os teus familiares e amigos por seres extremamente queridos, mas, enquanto não compreenderes que as esperanças e as necessidades deles são iguais às do próximo, com o mesmo direito à bênção de Deus, não conquistarás, em favor de ti, a cidadania do Universo.

            Desfrutarás admiração e apreço, com espetáculos de prestígio e renome, mas, enquanto essas realizações não te repercutirem na vida íntima, em forma de alegria oculta pelas obrigações irrepreensivelmente atendidas, ainda mesmo à custa de supostos fracassos e prejuízos, no campo das experiências materiais, nenhuma demonstração de estima pública te adiantará no reino do espírito, onde, em verdade, se te vincula a vida real.

            Melhoraremos o mundo em derredor de nós, aperfeiçoando a nós mesmos. Capacita-te de que, depois das tarefas executadas no plano físico, possuirás tão somente a extensão e a quantidade de céu que houveres edificado dentro de ti...


Nenhum comentário:

Postar um comentário