Pesquisar este blog

terça-feira, 20 de outubro de 2020

A Missão do Consolador

                       

A Missão do Consolador          

 16,5 "- Agora, vou para Aquele que Me  enviou, e ninguém de vós Me  pergunta: - Para onde vais? 

16,6  Mas porque falei assim,  a  tristeza encheu o vosso coração. 

16,7  Todavia, digo-vos a verdade: a vós convém que Eu vá! Porque, se Eu não for, o Consolador não virá a vós, mas se Eu for, vo-lo enviarei. 

16,8 E, quando Ele vier, convencerá o mundo a respeito do  erro, da  justiça e do juízo. 

16,9 Convencerá o mundo a respeito do erro, que consiste em não crer em Mim; 

16,10  Ele o convencerá a respeito da justiça, porque Eu vou para junto do Meu  Pai  e  vós    não  Me  vereis;    

16,11  Ele o convencerá a respeito do juízo, que consiste em que o Príncipe deste mundo já está julgado e condenado.

16,12 Muitas coisas ainda tenho-vos a dizer, mas não as podeis suportar agora.

16,13  Mas, quando vier aquele Espírito de Verdade, ele vos guiará em toda verdade, porque não falará por si mesmo, mas dirá o que ouvir e anunciar-vos-á as coisas que  virão.   

16,14  Ele Me glorificará, porque receberá do que é Meu, e vo-lo anunciará. 

16,15 Tudo o que o Pai possui é Meu. Por isso, disse: Há de receber do que é Meu e vo-Lo anunciará.”

            Para Jo (16,7) A vós convém que Eu vá...- busquemos “Pão nosso” (Ed. FEB), de Emmanuel por Chico Xavier:

             “Semelhante declaração do Mestre ressoa em nossas fibras mais íntimas.

            Ninguém sabia amar tanto quanto Ele, contudo, era o primeiro a reconhecer a conveniência da partida, em favor dos companheiros.

            Que teria acontecido se Jesus teimasse em permanecer? Provavelmente, as multidões terrestres teriam acentuado as tendências egoísticas, consolidando-as.

         Porque o Divino Amigo havia buscado Lázaro no sepulcro, ninguém mais se resignaria à separação pela morte. Por se haverem limpado alguns leprosos ninguém aceitaria, de futuro, a cooperação proveitosa das moléstias físicas. O resultado lógico seria a perturbação geral no mecanismo evolutivo.

            O Mestre precisava ausentar-se para que o esforço de cada um se fizesse visível no plano divino da obra mundial. De outro modo, seria perpetuar a indolência de uns e o egoísmo de outros.

            Sob diferentes aspectos, repete-se, diariamente, a grande hora da família evangélica em nossos agrupamentos afins.

            Quantas vezes surgirá a viuvez, a orfandade, o sofrimento da distância, a perplexidade e a dor por elevada conveniência ao bem comum?

              Recordai a presente passagem do Evangelho, quando a separação vos faça chorar, porque se a morte do corpo é renovação para quem parte é também vida nova para os que ficam.”

          Para Jo (16,13) -O Espírito de Verdade vos guiará... -  tomemos “Segue-me!” (Ed. FEB), de Emmanuel por Chico  Xavier:

                O caminho de toda a Verdade é Jesus Cristo. O Mestre veio ao mundo instalar esta verdade para que os homens fossem livres e organizou o programa dos cooperadores de seu divino trabalho, para que se preparasse convenientemente o caminho infinito. No fim da estrada colocou a redenção e deu as criaturas o amor como guia.

            Conforme sabemos, o guia é um só para todos. E vieram os homens para o serviço divino. Com as cooperadores vinham, porém, os gênios sombrios, que se ombreavam com eles nas cavernas da ignorância.

            A religião, como expressão universalista do amor, que é o guia, pairou sempre pura acima das misérias que chegaram ao grande campo; mas este ficou repleto das absurdidades. O caminho foi quase obstruído.

         A ambição exigiu impostos dos que desejava, passar, o orgulho reclamou a direção dos movimentos, a vaidade pediu espetáculos, a conveniência requisitou máscaras, a política inferior estabeleceu guerras, a separatividade provocou a hipnose do sectarismo.

            O caminho ficou atulhado de obstáculos e sombras e o interessado, que é o espírito humano, encontra óbices definitivos para a passagem.

            O quadro representa uma resposta a quantos perguntarem sobre os propósitos do Espiritismo cristão, sendo que o homem já conhece todos os deveres religiosos. Ele é aquele Espírito de Verdade que vem lutar contra os gênios sombrios que vieram das cavernas da ignorância e invadiram o campo do Cristo.

            Mas, guerrear como:  Jesus não pediu a morte de ninguém. Sim, o Espírito de Verdade vem como a luz que combate e vence as sombras, sem ruídos. Sua missão é transformar, iluminando o caminho para que os homens vejam o amor, que constitui o guia único para todos, até a redenção.”

             Para  Jo (16,13), Ele vos guiará em toda verdade - buscamos, ainda, “Segue-me!” (Ed. FEB) de Emmanuel por Chico Xavier:

                  “De que maneira vencerá o Espiritismo os obstáculos que se agigantam à frente?

            Há companheiros que indagam: “Devemos buscar saliência  política ou dominar a fortuna terrestre?” Enquanto isso outros enfatizam a ilusória necessidade da guerra verbal a greis ou pessoas. Dentro do assunto, no entanto, transcrevemos a Questão nº 799 de “O Livro dos Espíritos”.

            Prudente e claro, Kardec formulou, aos orientadores espirituais de sua obra, a seguinte interrogação: “De que maneira pode o Espiritismo contribuir para o progresso? E, na lógica de sempre, eis que eles responderam:

            Destruindo o materialismo que é uma das chagas da sociedade, ele faz que os homens compreendam onde se encontram seus verdadeiros interesses. Deixando a vida futura de estar velada pela dúvida, o homem perceberá melhor que, por meio do presente, lhe é dado preparar o seu futuro. Abolindo os prejuízos de seitas, castas e cores, ensina aos homens que os há de unir como irmãos.

              Não nos iludamos com respeito às nossas tarefas. Somos todos chamados pela Bênção do Cristo a fazer luz no mundo das consciências - a começar de nós mesmos - , dissipando as trevas do materialismo ao clarão da Verdade, não pelo espírito da força, mas pela força do espírito, a expressar-se em serviço, fraternidade, entendimento e educação.”

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário