Pesquisar este blog

domingo, 4 de outubro de 2020

Amigos, não servos

 

   Amigos, não Servos         

15,9   “- Como o Pai me Ama, assim, também, Eu vos amo. Perseverai no Meu Amor. 

15,10 Se guardares os Meus mandamentos, sereis constantes no Meu amor, como também Eu guardei os mandamentos de Meu Pai e persisto no Seu amor.     

15,11  Disse-vos essas coisas para que a Minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja completa 

15,12 Este é o Meu Mandamento: Amai-vos uns aos outros, como Eu vos amo.  

15,13  Ninguém tem maior amor do que este: de dar a sua vida pelos seus amigos. 

15,14 Vós sois Meus amigos, se fazeis o que vos instruo. 

15,15  Não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o Senhor. Mas, chamo-os amigos, pois vos dei a conhecer tudo quanto ouvi de Meu Pai. 

15,16  Não fostes vós que me escolhestes, mas Eu vos escolhi a vós e vos constituí para que vades e produzais frutos, e o vosso fruto permaneça. Eu assim vos constituí, a fim de que tudo quando pedirdes ao Pai em Meu nome, Ele vos conceda. 

15,17 O que vos mando é que ameis uns aos outros.”

          Para Jo (15,13) -Ninguém tem maior amor do que este: de dar a vida pelos seus amigos -  leiamos  “Caminho, Verdade e Vida”, (Ed. FEB), de Emmanuel, por psicografia de Chico  Xavier:

             “Na localização histórica do Cristo, impressiona-nos a realidade de sua imensa afeição pela Humanidade.

             Pelos homens, fez tudo o que era possível em renúncia e dedicação.

      Seus atos foram celebrados em assembleias de confraternização  e de amor. A primeira manifestação de seu apostolado verificou-se na festa jubilosa de um lar. Fez companhia aos publicanos, sentiu sede da perfeita compreensão de seus discípulos. Era amigo fiel dos necessitados que se socorriam de suas virtudes imortais. Através das lições evangélicas, nota-se-lhe o esforço para ser entendido em sua infinita capacidade de amar. A última ceia representa uma paisagem completa de afetividade integral. Lava os pés aos discípulos, ora pela felicidade de cada um...

            Entretanto, ao primeiro embate com as forças destruidoras, experimenta o Mestre o supremo abandono. Em vão, seus olhos procuram a multidão dos afeiçoados, beneficiados e seguidores. Os leprosos e cegos, curados por suas mãos, haviam desaparecido.

            Judas entregou-o com um beijo. Simão, que lhe gozara a convivência doméstica, negou-o três vezes. João e Tiago preferiram estacionar em acordos apressados com as acusações injustas. Mesmo depois da Ressurreição, Tomé exigiu-lhe sinais.

            Quando estiveres na “porta estreita”, dilatando as conquistas da vida eterna, irás também só. Não aguardes teus amigos. Não te compreenderiam; no entanto, não deixes de amá-los. São crianças. E toda criança teme e exige muito.”              

             Para Jo (15,14) -Vós sereis meus amigos se fizerdes o que vos mando -  leiamos, uma vez mais, “Palavras de Vida Eterna”(Ed. FEB)  de Emmanuel por Chico Xavier:

             “Aspirando ao título de amigos do Senhor, urge não lhe perdermos as instruções.

            Imbuídos de entusiasmo, somos pródigos em manifestações exteriores, quanto a esse propósito, acrescentando notar que quase todas elas se caracterizam por alto valor indutivo.

            Esforçamo-nos por estudar-lhe palavras e atitudes; e, claramente, não dispomos de quaisquer recursos outros para penetrar-lhes o luminoso sentido.

            Administramos conselhos preciosos, em nome dele, sem que nos seja permitido manejar veículo mais adequado às circunstâncias, a fim de que irmãos nossos consigam encontrar a direção ou o caminho de que se mostram carecedores.

            Escrevemos páginas que lhe expressam as diretrizes; e não nos cabe agir de outro modo para que se nos amplie, na Terra, a cultura de espírito.

            Levantamos tribunas, em que lhe retratamos o ensino  pelo verbo bem posto, sendo necessário que assim procedamos, difundindo esclarecimentos edificantes que nos favoreçam a educação dos sentimentos.

       Realizamos pesquisas laboriosas, ajustando as elucidações inspiradas por ele aos preceitos gramaticais em voga, competindo-nos reconhecer que não existe outra via senão essa para fazer-lhe a orientação respeitada nas assembléias humanas.

            Entretanto isso não basta.

         Ele mesmo não se limitou a induzir. Demonstrando a própria união com o Eterno Bem, consagrou-se a substancializá-lo na construção do bem de todos.

        Em verdade, podemos reverenciar o Cristo, aqui e ali, dessa ou daquela forma, resultando, invariavelmente, alguma vantagem de semelhante norma externa; mas, para sabermos como usufruir-lhe a sublime intimidade, é forçoso lhe ouçamos a afirmação categórica:

            -Vós sois meus amigos se fizerdes o que vos mando.”

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário