Pesquisar este blog

segunda-feira, 14 de setembro de 2020

Lei de Ação e Reação

 

Lei de Ação e Reação

por  Indalício Mendes

Reformador (FEB) Maio 1957

             Entre as grandes verdades pregadas pelo Espiritismo, encontramos a Lei do Retorno ou Lei de Causa e Efeito, também chamada Lei de Ação e Reação, que exerce preponderante influência na vida terrena e na vida spiritual. Ninguém foge a essa Lei sábia, que tem por fim conduzir o Espírito ao aperfeiçoamento progressivo, mediante a mais esclarecida justiça. Temos lido e ouvido referências desfavoráveis à Pena de Talião, tal como a entendiam os antigos: “olho por olho, dente por dente”. Na verdade, interpretação que os homens do passado davam à Pena de Talião era errada. Todavia, a Pena de Talião permanece forte, porque não é outra coisa senão a lei de Causa e Efeito, que os antigos compreendiam como sendo a retaliação, a pena de sujeitar-se a dano igual aquele que houvesse procedido mal. Era uma aplicação errada pelos humanos de uma lei divina e profundamente justa, superlativamente justa e firmada na base equitativa da Justiça. Quem melhor interpretou a Lei do Retorno foi Jesus: “Fazei aos homens tudo o que queirais que eles vos façam, pois é nisto que consistem a lei e os profetas.” (Mateus, VII:12) e “Tratai a todos os homens como quereríeis que eles vos tratassem.” (Lucas, VI:31).

             A Pena de Talião, qual a compreenderam e aplicaram os antigos, é desumana e contrária aos princípios de Justiça de Deus. Não há Céu nem Inferno conforme a concepção católica. O Céu e o Inferno são frutos da Lei do Causa e Efeito que podem ser colhidos mesmo na Terra, durante a encarnação dos que a infringem. Nós mesmos criamos para nossa tribulação o Inferno, ou formamos para alegria de nossa alma, o Céu, consoante os pensamentos e as ações que consumamos. Essa grande Lei tanto age na Terra como no mundo invisível. A ela estão sujeitos os Espíritos encarnados e os desencarnados. Não raro podemos verificar lhe os efeitos quase imediatos no curso da nossa peregrinação carnal. Isto demonstra a necessidade de seguirmos o mais depressa possível a diretriz espírita, que é uma diretriz lidimamente cristã, esclarecida pelo Evangelho. Só a evangelização e a Doutrina Espírita podem iluminar a trajetória humana.

             André Luiz, que tantas joias já tem dado à literatura Espírita, através da mediunidade magnífica de Francisco Cândido Xavier, nos oferece agora “Ação e Reação”, obra que há de causar profunda impressão entre os estudiosos do Espiritismo pelo muito de útil e instrutivo que encerra. Esse livro é um ‘vade-mécum’ para o homem que deseja libertar-se de angustiosos problemas e que aspira à conquista de conhecimentos que o habilitem a encarar o futuro com serenidade e confiança.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário