Pesquisar este blog

domingo, 16 de agosto de 2020

O túmulo é vigiado..



O Túmulo é Vigiado

27,62 No dia seguinte - isto é, o dia seguinte da preparação - os sacerdotes e os fariseus dirigiram-se, todos juntos, à casa de Pilatos 
27,63  E disseram-lhe: -Senhor, nós nos lembramos do que Aquele impostor disse, enquanto vivia: “ - Depois de três dias, ressuscitarei!” 
27,64 Ordena, pois, que seu sepulcro seja vigiado até o terceiro dia. Os seus discípulos poderiam vir roubar o corpo e dizer ao povo: 
          "- Ressuscitou dos mortos!" E esta impostura seria pior que a primeira. 
27,65 Respondeu Pilatos: - Tendes uma guarda. Ide e guardai-O como o entendeis. 
27,66 Foram, pois, e selaram o sepulcro com uma pedra e colocaram guardas.  

          Para Mt (27,62-66) -O Túmulo é Vigiadoleiamos  a  Antônio  Luiz  Sayão, em
 “Elucidações Evangélicas”:

            “Os Judeus haviam percebido a importância das palavras de Jesus e a voz íntima de suas consciências lhes fazia temer fossem verdadeiras tais palavras. Daí o cuidado que tiveram de vigiar o sepulcro.

            A guarda deste, porém, foi confiada a soldados da milícia romana, pois que os Judeus não dispunham de exército, nem comando militar.

            Os sacerdotes e os fariseus, que sabiam haver Jesus dito que “ressuscitaria” três dias depois de sua “morte”, tinham o maior interesse em lhe conservar o corpo, como peça de convicção, como elemento de prova, a fim de poderem confundir o Mestre e seus discípulos, mostrando o cadáver do primeiro ao povo, caso estes últimos tentassem espalhar o boato da ressurreição. Tomaram, pois, todas as precauções para uma vigilância eficaz, esperando passasse a festa do sábado, para obterem que a autoridade assumisse o encargo de vigiar a gruta. Assim, quando foram falar a Pilatos, sabiam muito bem que o corpo estava no sepulcro e, só depois de verificarem que lá estava, foi que selaram a pedra e postaram os guardas a vigiá-lo. Exatamente porque tinham verificado que o corpo continuava no sepulcro, foi que, quando alguns guardas lhes relataram o que ocorrera, eles, os sacerdote e os fariseus, se reuniram aos anciães e combinaram dar grande soma de dinheiro aos soldados, para que espalhassem que, durante a noite, enquanto dormiam, o corpo de Jesus fora subtraído pelos seus discípulos.

            Portanto, não pode ser posta em dúvida a permanência do corpo no sepulcro, ao serem colocados os guardas, nem o emprego de todas as cautelas, por parte dos encarniçados inimigos do Senhor e por parte de quantos se denunciavam interessados em apontá-lo como embusteiro, para que não se desse a subtração do mesmo corpo.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário