Pesquisar este blog

segunda-feira, 3 de agosto de 2020

Allan Kardec - Biografia



Allan Kardec - Biografia    

                   Apresentamos, a seguir, extratos da biografia de Allan Kardec, como apresentada na introdução do livro “O Principiante Espírita,” do mesmo autor.  A biografia foi terminada em São Paulo, em dezembro de 1955 e escrita  por  Júlio Abreu Filho.

            “À  3 de Outubro de 1804, às 19 horas, a casa do magistrado Jean-Baptiste-Antoine Rivail, na cidade de Lyon, rue Sala 76, ouvia os primeiros vagidos de uma criança destinada a influir poderosamente nos destinos da humanidade...

            O registro civil, feito no dia seguinte, indicava o nascimento supra de Denizard-Hippolyte-Léon Rivail, sendo seus pais o magistrado acima mencionado e sua esposa  Jeanne Duhamel...

            Até hoje são escassos os dados biográficos daquele que mais conhecido se tornou sob o pseudônimo de Allan Kardec...

            Antes, porém, de entrar no estudo do seu ambiente, vejamos a razão de ser do pseudônimo Allan Kardec, que vira apagar o nome de Hippolyte-Léon-Denizard Rivail.

            Um dos princípios fundamentais do Espiritismo, na Codificação Kardeciana, é a reencarnação, isto é, o das vidas sucessivas e interdependentes. No início de seu trabalho filosófico, um Espírito revelou ao Codificador que o conhecia de remotas existências, uma das quais passada no mesmo solo da França, onde a sua individualidade tinha revestido a personalidade de um druida, chamado Allan Kardec. Sabe-se a posição social desses sacerdotes, sorteados entre a juventude da nobreza; mas, também, é sabido que os druidas proibiam a construção de templos e a representação figurada dos Deuses ou Espíritos...

            ...é de notar-se a coincidência entre certos princípios do Druidismo e a obstinação de Allan Kardec em subtrair o Espiritismo à tendência das massas menos cultas em transformá-lo numa religião...

            Kardec era um altruísta na mais alta acepção do vocábulo, porque não esperava adquirir muito para dar as sobras: tinha um sentido prático da solidariedade humana - dessa solidariedade feita de companheirismo, de camaradagem fraterna, de simpatia pelo alheio esforço, de boa disposição para ajudar os outros com a própria experiência, de bom ânimo para ensinar - principalmente de graça ...

            Por outras palavras: foi um espírito altamente cônscio de sua função social. E a realizou magnificamente, sem estardalhaço, sereno e compenetrado...

            Entre os anos de 1824 e 1849 publicou o Sr. Rivail, entre outras, as seguintes obras:

            -Curso Prático e Teórico de Aritmética;-Gramática Clássica da Língua Francesa; -Catecismo Gramatical da Língua Francesa; -Programa dos Cursos Ordinários de Química. Física, Astronomia e Fisiologia; -Instruções sobre as dificuldades ortográficas. 

            Na sua folha de serviços à mocidade de seu tempo está a regência das seguintes matérias, em cursos parcialmente gratuitos - repetimo-lo - onde de par com os seus conhecimentos enciclopédicos, patenteia-se o esforço em bem servir os seus semelhantes: matemática, física, química, astronomia, retórica, anatomia comparada, fisiologia e língua francesa. Falava corretamente inglês, alemão, holandês, espanhol e italiano e era grande conhecedor do grego e do latim.

            Cabe aqui destacar, em poucas linhas, um aspecto da cultura do Sr. Allan Kardec - os seus estudos sobre magnetismo e hipnotismo, matérias que lhe foram de valioso auxílio nos estudos iniciais do Espiritismo ...

            À época,  a França, cognominada a filha primogênita da Igreja, assistia ao naufrágio da fé, resultante do choque entre a Ciência e a Religião. Dona de um mais largo e profundo conhecimento das leis da natureza, a humanidade estava preparada para passar da fé imposta à fé raciocinada, isto é, da crença para a certeza. A ciência oficial desdenhava tudo quanto pudesse, direta ou indiretamente, conduzir a um postulado da religião; em contrapartida a religião, fechada numa filosofia apriorística, verberava toda tentativa intelectual que pudesse atuar como um sopro sobre o castelo de cartas do dogmatismo...

            O único homem que teve a visão da importância moral; e sociológica da fenomenologia espírita foi o Dr. Rivail.  Por isso mesmo deveria ele apagar-se no mundo oficial da instrução pública, onde se fizera respeitado e querido, para se dar a uma nova obra - a da construção de toda uma filosofia derivada - que importa ? - dos golpes que os chamados mortos vibravam sobre mesas, paredes e móveis. Ia desaparecer o cientista Rivail para surgir o filósofo Allan Kardec.

            Era aquele renascimento espiritual de que falava Jesus Cristo a Nicodemos, Jo(14,26),“a quem o Pai enviará em meu nome”  e que “ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito.”

            Se nos adentrarmos no texto e em outras passagens correlatas, veremos que se trata de um ser despersonalizado, O Consolador, o qual figura nas versões evangélicas que nos chegaram com o Espírito Santo. Cabe, entretanto, notar que não se trata de uma individualização, nem da suposta terceira pessoa da trindade católica: estamos em frente a uma expressão genérica, onde o vocábulo santo é apenas um adjetivo qualificativo muito respeitoso e, por isso mesmo, historicamente respeitável, posto que sem a necessária força para, com o dogma, sobrepor-se à razão.

            O escolhido foi Allan Kardec e não o Dr. Rivail, para significar uma individualidade eterna e não uma personalidade transitória e, ainda, para a ligar a uma etapa em que os valores espirituais eram mais expressivos do que as formas exteriores do culto.

            Foi em 1854 que o Sr. Allan Kardec tomou conhecimento das mesas girantes e falantes, através de uma conversa com o Sr. Fortier, seu colega na Sociedade dos Magnetistas. Ao ser informado de que, magnetizada, as mesas podiam mover-se e davam respostas às nossas perguntas, a resposta do Sr. Kardec  foi de absoluta descrença, desde que a mesa não possuía nervos nem cérebro, nem podia tornar-se sonâmbula.

            Pouco depois, um outro magnetista, o Sr. Carlotti, lhe fez minuciosos relatos de experiência a que assistira. Em conseqüência do que pode ele dispor-se a assistir às primeiras sessões práticas, em maio de 1855, em casa da Sra. Roger, em presença do já citado Fortier e da Sra. Plainemaison. Deste último cavalheiro ouviu relatos num tom diferente, frio e grave, cheio de argumentos que se acomodavam aos princípios científicos.

            Surgiu daí a possibilidade de assistir a reuniões regulares, em casa da Sra. Plainemaison, à rua Grange-Batelière, 18, ainda no mês de maio já referido.

            Repetiam-se as sessões, numa das quais conheceu ele a família Baudin, residente à rua Rochechouart. Convidado para as sessões hebdomadárias da família Baudin - é o Sr. Allan Kardec quem o diz - “ aí fiz os primeiros estudos sérios em Espiritismo, mais por observação do que por efeito de revelações”. E prossegue: “A essa nova ciência apliquei, como tinha feito até então, o método experimental; jamais formulei teorias preconcebidas”. E logo mais adiante:

            “Nesses fenômenos entrevi a chave do tão obscuro e controvertido problema do passado e do futuro e a solução que, durante toda a vida, tinha buscado. Numa palavra, era uma revolução completa nas idéias e nas crenças, sendo, pois, necessário proceder com circunspecção, e não com leviandade, ser positivista em vez de idealista, para não ser arrastado por ilusões.”
            Eis a evidenciação do homem de ciência.

            O Sr. Allan Kardec vira nessas manifestações uma prova da existência da alma e de sua sobrevivência ao transe da morte. Mas, também, percebera que cada Espírito possuía um grau de conhecimento e de moralidade, pelo que esse mundo invisível, que nos envolve, oferecia uma gradação infinita.

            O Sr. Allan Kardec contou com a cooperação de amigos para levar adiante a sua obra. Entre esses amigos cabe uma referência particular ao Sr. Carlotti, já citado; ao editor Didier, médium e ao seu filho, também médium; ao lexicógrafo Antoine-Lêandre Sardou e seu filho, o médico, escritor e dramaturgo Victorien Sardou, também médium, que prestou relevantes serviços à doutrina, no papel de interprete dos Espíritos que ofereciam minuciosas descrições e belíssimos desenhos...; o Sr. René  Taillandier, membro da Academia de Ciências e outros...

            A primeira edição de O LIVRO DOS ESPÍRITOS data de 18 de Abril de 1857.

            A 1º de Janeiro de 1858 lança a REVUE SPIRITE, pequena revista de 32 páginas, em média, destinada não só a propaganda mas - e principalmente - à provocação da opinião pública e ao estudo da fenomenologia espírita e à discussão das hipóteses provisórias, até que, bem verificados os fatos, se lhes pudesse dar uma explicação científica e uma posição no quadro geral da filosofia espírita.

            Em julho de 1858 foi lançado um pequeno volume com a doutrina condensada, sob o título
O QUE É O ESPIRITISMO?

            Em janeiro de 1861, a casa Didier & Cie lança o segundo livro básico - O LIVRO DOS MÉDIUNS.

            Em 1862, lançou duas pequenas brochuras de propaganda doutrinária, posteriormente abolidas, à vista da larga aceitação da Revista Espírita. Eram elas O ESPIRITISMO NA SUA EXPRESSÃO MAIS SIMPLES e REFUTAÇÃO ÀS CRÍTICAS AO ESPIRITISMO.

            Com um volume encerrando a filosofia da Doutrina Espírita e outro a técnica para a utilização dessa nova ciência, em breve a trilogia se completava pelo estudo da parte moral. Esse terceiro livro fundamental teve a sua primeira edição em Abril de 1864, sob o nome Imitação do Evangelho Segundo o Espiritismo. Refundindo em nova edição, que lhe deu caráter definitivo, o nome primitivo foi substituído pelo atual - O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO.

            Em começo de Agosto de 1865 as livrarias exibiam O CÉU E O INFERNO ou A  JUSTIÇA DIVINA SEGUNDO O ESPIRITISMO.

            Em 6 de Janeiro de 1868 aparece A GÊNESE, OS MILAGRES E AS PREDIÇÕES SEGUNDO  O ESPIRITISMO.

            O Sr. Allan Kardec tinha vindo já maduro para os trabalhos da Doutrina dos Espíritos. Contava cinqüenta e um anos e era portador de lesão grave no coração.

            Desencarna, por ruptura de um aneurisma da aorta, na véspera de sua instalação em novo endereço, em 31 de Março de 1869, aos 65 anos de idade.

            Foi sepultado no cemitério do Père Lachaise. Não deixou descendência.

            Casara-se, em Paris, a 6 de fevereiro de 1832, aos 28 anos de idade, com a Professora Amélie Gabrielle Boudet, nascida a 23 de novembro de 1795, portanto, nove anos mais velha do que ele...

            Mme. Boudet desencarnou em 21 de Janeiro de 1883, aos 89 anos de idade.”




            Em “Veleiro de Luz” de Bezerra de Menezes por Mª Cecília Paiva, lemos mensagem de D. Pedro II (espírito) sobre o desencarne de Allan Kardec:

“A Morte do Codificador”

            “Corria o ano de 1869.

            Exatamente no dia 31 de março, o céu de França recobriu-se de luzes.

            Dos arcanos do infinito foram tiradas as mais sublimes notas, os mais  leves harpejos e com eles adornada a residência do Codificador.

            Ao som da música celeste e das flores luminosas que atapetavam todo o caminho, desprendeu-se do casulo terrestre o Codificador do Espiritismo.

            Para os homens, uma simples morte, para o Cristo de Deus, o regresso de um missionário vitorioso e por isso mesmo homenageado com as honras da glória justa e merecida.

            O túmulo de Kardec, significaria para a Humanidade muito mais que o simples pedaço de terra do Père Lachaise. Era a base sólida da Verdade que surgia triunfante para o Mundo.

            Rasgara-se mais uma vez os véus dos templos e, sob a égide do Cristo de Deus a seiva viva do Evangelho passava a circular vitoriosa por todo o planeta, levando aos corações as flores do céu.

            A morte do Codificador não era simplesmente o tombar de um corpo humano na terra fria e úmida, mas o renascimento glorioso do Cristianismo puro.

            Irmãos, amigos que recebestes de braços abertos a Revelação do Senhor, olhai o céu constelado de luzes, o vosso Brasil, abençoado pelo cruzeiro magnífico e esplêndido, verificai a paz que vibra  em todos os recantos de vossa Terra; silenciai diante da Majestade Divina que se vos demonstra com tanta força, bendizei a vida jubilosa de cristãos voltados para o supremo ideal e colocai estrelas de amor em vossos caminhos e espargir as luminosidades do Espiritismo por todos os homens.

            Arregimentai-vos sob a luz esplendente do estandarte de Ismael e erguendo-vos com o Cristo, edificai um Mundo de harmonia e felicidades.

            Levantai a Humanidade ao som da música divina do Evangelho, usai as armas da caridade, do amor e da paz.

            Que os céus esplêndidos e belos, que o esplendor de vossa Terra vos diga da promessa cumprida do Senhor, nutrindo-vos do mel abençoado do cristianismo redivivo.

            Que a lembrança do Codificador seja para vós estímulo, luz e paz.”
              





          

Nenhum comentário:

Postar um comentário