Pesquisar este blog

segunda-feira, 16 de setembro de 2019

A Festa dos Tabernáculos - Jesus anuncia sua partida


-A Festa dos Tabernáculos -
           -Jesus Anuncia Sua Partida -              
 
7,31 Muitos do povo, porém, creram Nele e perguntaram: -Quando vier o Cristo, fará mais milagres do que este faz? 
7,32  Os fariseus ouviram este murmúrio que circulava entre o povo a respeito de Jesus. Então, de acordo com os sacerdotes enviaram guardas para prendê-Lo.  
7,33 Disse Jesus: “-Ainda por um pouco de tempo estou convosco e, então, vou partir para aquele que me enviou. 
7,34  Buscar-Me-eis sem Me achar; nem podereis ir para onde estou!”          
7,35 Os judeus perguntavam entre si:- Para onde irá Ele, que O não possamos achar? Porventura irá para o meio dos Judeus dispersos entre os gregos, para tornar-se o doutor dos estrangeiros? 
7,36 Que significam estas palavras que nos disse: “-Buscar-Me-eis sem me achar, e onde estou para lá não podereis ir”
  
         Para Jo (7,31-36), -Jesus Anuncia sua Partida - tomemos os comentários de J.-B. Roustaing em “Os Quatro Evangelhos”- 4º Vol.:

            “Algumas de vossas traduções dizem: “Não podeis vir onde eu estiver.”

            O texto original reza: “Onde estou”. Proferindo essas palavras, que só seriam compreendidas ao tempo da nova revelação, quando, em espírito e verdade, fossem explicadas a sua origem e a sua natureza extra-humana, Jesus afirmava, sob o véu da letra, serem extra-humanas a natureza e a origem de seu corpo, que era, como sabeis, fluídico, perispirítico e tangível para ser percebido pelos olhares humanos. Revestido desse corpo, estava fora da humanidade, era sempre Espírito e, como Espírito, se achava sempre nas regiões etéreas.

            Dizendo: “Não podeis vir onde estou”, referia-se à encarnação humana dos Judeus, encarnação que os retinha na Terra, pois que eram da Terra. Essa encarnação, que Jesus não sofria, os impedia de acompanhá-lo às regiões etéreas onde, pela sua origem e natureza extra-humanas, se achava ele que, por isso, era do céu, tendo a faculdade de para lá voltar, quando lhe aprazia, tornando-o invisível aos olhares dos homens.

            Referia-se também à sua volta definitiva para essas regiões etéreas quando, na época chamada da Ascensão, retomasse a natureza espiritual que lhe era própria. Nesse sentido, sim, seu pensamento pode ser assim traduzido: “Não podeis vir aonde eu estarei”. Este é um dos aspectos que apresenta o duplo sentido daquelas suas palavras.

            Finaliza Roustaing:

            Espíritos materiais, eles não compreenderam que, dizendo: “estou ainda convosco por um pouco de tempo; depois volto para o meu pai”, Jesus aludia ao que, para os homens, seria a sua morte, aludia à sua “ressurreição” e ao seu regresso, na época da chamada Ascenção, à natureza espiritual que lhe era própria, afastando-se definitivamente da Terra.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário