Pesquisar este blog

quinta-feira, 28 de maio de 2015

Promessas

                                                               
                                             Ele, porém, respondendo, disse: Não quero.
   Mas, depois, arrependendo-se, foi" 
(Do Evangelho.)

             Declarou Jesus que passaria o Céu e passaria a Terra, mas suas palavras jamais passariam.

            Através de semelhante afirmativa, quis o Mestre assegurar que suas lições atravessariam os séculos e os milênios sem que os milênios e os séculos conseguissem desfigurar lhes o sentido de eternidade.

            Analisemos o trecho que serve de motivo à nossa página de hoje, extraído da "Parábola dos dois filhos", bem conhecida de quantos se dedicam a leituras evangélicas.

            Um homem tinha dois filhos. A um deles, disse: "Filho, vai trabalhar, hoje, na minha vinha. Ele, porém, respondendo, disse: Não quero. Mas, depois, arrependendo-se, foi."

            O segundo, também instado ao trabalho, disse: “Eu vou senhor." Mas não foi. Perguntou Jesus: “Qual dos dois fez a vontade do Pai?" - E os príncipes dos sacerdotes e anciães do povo que ensinavam no Templo, aquela hora, responderam: o primeiro. Também nós daríamos ao Mestre, sem dúvida, a mesma resposta. Problema de raciocínio...
             
            Todavia, pouco temos aproveitado, no curso de renovadas experiências, da lição que a parábola encerra, em sua contextura simples, sugestiva e profunda. Problema de sentimento, de boa vontade...

            Não é necessário nos reportemos ao tempo em que, ensinando e exemplificando, Jesus transitou pelo Mundo. Fixemos a anotação evangélica, considerando nossas atuais cogitações fragilmente cultivadas, permanecendo, inclusive, no campo religioso que nos é próprio,  o do Espiritismo.

            Não há necessidade de invadir a seara alheia.

            É muito fácil prometer, muito difícil quase sempre, executar a promessa.

            Via de regra, quando entramos em contato com as belezas doutrinárias, tornamo-nos pródigos, fartos e exuberantes na promessa.

            Empolgados pelo sabor da novidade o nosso espírito se engalana e se ornamenta, jubiloso, inclinando-se para brilhantes promessas e exaustivos programas.

            No entanto, quando sobrevém a realidade, percebemos que a aceitação do Espiritismo nos sugere algo diferente: responsabilidades novas, realizações íntimas, substituição de hábitos que os milênios cristalizaram em nossa individualidade ainda defeituosa ...

            No Espiritismo é como se existissem namoro, noivado e casamento.

            Na terceira dessas fases, se o nosso entusiasmo não se baseia na convicção e na lealdade, retraímo-nos, distanciamo-nos da luminosa sementeira que nos daria, no futuro, o equilíbrio e a paz. O progresso, enfim.

            Jesus não podia, nem pode, evidentemente, enganar-se.

            Mais vale dizer "não" e, depois, arrependendo-se, realizar a tarefa, do que dizer “sim" e, depois, insensatamente, fugir ao esforço renovativo.

            Vale menos, na aferição dos valores eternos, o entusiasmo excessivo, que propicia exageradas promessas, do que a firmeza doutrinária, que pontilha de trabalho efetivo e substancial o caminho do servidor bem intencionado.     

            Promessa não cumprida indica, em qualquer parte, leviandade.

            Quem nada promete, mas, depois, refletindo, coloca o coração a serviço do Bem, revela bom senso. E nunca é tarde para agirmos desta maneira, isto é, retificando atitudes inadequadas.

            A "Parábola dos dois filhos" deve ser, necessariamente, objeto da mais acurada meditação.

            Em particular, para nós, espiritistas, porque muito temos recebido do Senhor.

Promessas
Martins Peralva
Reformador (FEB) Junho 1957

Nenhum comentário:

Postar um comentário