Pesquisar este blog

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Os Autores do Novo Testamento


Os Autores do Novo Testamento

Reformador (FEB) Maio 1964

O Antigo Testamento foi composto em cerca de mil e seiscentos anos, por homens de muitas gerações; mas o Novo foi escrito em menos de meio século, por oito judeus, todos contemporâneos de Jesus.

Servindo-nos de diversas fontes, mas mui especialmente dos comentários do Cônego Delaunay, que nos inspira muita confiança, vamos resumir aqui alguns dados sobre os oito escritores que produziram o livro mais importante de toda a Humanidade. Depois de 1900 anos esse livro está com toda a atualidade; é estudado com fervor e promove profundas transformações na vida social até dos ateus que não creem nele, mas são levados pelos acontecimentos e pela intuição a preconizar lhe a moral.

Ao comemorarmos o Primeiro Centenário de "O Evangelho segundo o Espiritismo"  (estávamos em 1964...) , parece-nos justo recordar os santos homens que nos deram os primeiros escritos de que se serviu Allan Kardec para preparar esse novo monumento da literatura cristã.

MATEUS - Chamava-se Levi, era coletor de impostos e estava na coletoria quando Jesus o chamou para seu apostolado. Escreveu seu livro na língua popular da Palestina daquele tempo, quando já não se falava o hebraico, mas sim uma mistura de siríaco e caldaico, que era então a língua popular dos judeus residentes na pátria. Seu livro foi o primeiro sobre a vida de Jesus e sua doutrina; e serviu de fonte a todos os outros. Mateus ocupa o primeiro lugar no Novo Testamento.

MARCOS - Era discípulo de Simão Pedro, que lhe aprovou o livro. Teria escrito o livro em Roma, em língua grega, que era a língua internacional daquele tempo. Foi enviado ao Egito por Simão Pedro. Era judeu, da descendência de Aarão. Não é aquele primo de Barnabé, de igual nome, a quem se refere Lucas em "Atos dos Apóstolos".

LUCAS - Era médico, nascido em Antioquia, metrópole da Síria. Escreveu, o terceiro Evangelho no ano 19 depois do sacrifício de Jesus, ou seja, no ano 52 de nossa era. Mais tarde escreveu o livro sobre os "Atos dos Apóstolos", que abrange a história dos primeiros trinta anos do Cristianismo.

Foi devotado companheiro de Paulo de Tarso na pregação do Evangelho aos gentios, viveu 84 anos e foi martirizado.

JOÃO - O inspirado e poético autor do quarto Evangelho era pescador, filho de Zebedeu e Salomé, e irmão de Tiago. Era chamado o discípulo amado de Jesus, pelas suas virtudes e inocência. Jesus lhe confiou a guarda de Maria, que a tomasse como sua própria mãe, o que ele fez com todo o carinho e respeito.  

Escreveu seu belo poema evangélico, a que Bittencourt Sampaio deu o nome de "Divina Epopeia", três epístolas e finalmente, no ano 96 de nossa era, recebeu mediunicamente o Apocalipse, repleto de profecias irreveladas até hoje. Viveu cem anos e morreu em Éfeso.

PAULO - Chamava-se Saulo; nasceu em Tarso, filho de pais abastados. Teve primorosa instrução e educação religiosa. Era Doutor da Lei e membro do mais alto tribunal da raça. Como orgulhoso e ambicioso fariseu, na mocidade, fez-se chefe da perseguição ao Cristianismo nascente e cometeu as mais cruéis violências contra os cristãos indefesos; mas Jesus lhe apareceu em plena luz do Sol, na estrada de Damasco, repreendeu-o e lhe tirou a vista. Cego, vencido, foi conduzido para a cidade, onde permaneceu três dias e três noites em lágrimas, cego e abandonado. Finalmente Jesus mandou que Ananias lhe restituísse a, vista e lhe desse instruções sobre sua missão cristã.

Aquele gigante de energia e fé religiosa errada se transformou e tornou-se o mais bravo combatente pelo Evangelho, sofrendo com humildade, sem murmurar, tudo o que a outros fizera sofrer durante a perseguição, em cujas malhas era ele mesmo agora colhido. Paulo realizou numa só encarnação transformações que outros só realizam - e quando realizam! - em milênios de esforços.

Escreveu 14 epístolas, algumas muito longas, dando ensinamentos aos cristãos. Essas epístolas, até hoje muito estudadas, ocupam mais de 1/3 do volume do Novo Testamento. Morreu decapitado em Roma por ordem de Nero. Sobre sua impressionante figura Emmanuel nos deu um livro primoroso, de 553 páginas, com o título "Paulo e Estêvão". Existe hoje no mundo uma rica biblioteca sobre esse gigante espiritual.

TIAGO - Era filho de Zebedeu e Salomé, Irmão de João Evangelista; pescador da Galileia e discípulo de Jesus. Escreveu uma epístola. Foi sacrificado em Jerusalém.

PEDRO - Chamava-se Simão Barjonas; era inculto pescador, e tornou-se o mais fervoroso e inteligente discípulo de Jesus, chefe dos Apóstolos, Espírito de elevadíssima esfera. Escreveu duas preciosas missivas, em cuja redação parece que foi auxiliado por Marcos e outro secretário.  

JUDAS TADEU - Galileu, apóstolo de Jesus, só escreveu uma epístola, por volta do ano 65. Sua míssíva é uma espécie de confirmação da segunda de Pedro, cujo estilo imita.

São esses os Autores do livro eterno que é lido e meditado em todas as línguas do Planeta. Foram todos contemporâneos de Jesus.


Lincóia Araucano (Ismael Gomes Braga)


Nenhum comentário:

Postar um comentário