Pesquisar este blog

domingo, 3 de março de 2013

A Gripe 'Espanhola'


Um interessante relato sobre a participação da FEB 
quando da manifestação da gripe chamada 'espanhola' no Rio de Janeiro:



             ......."Um acontecimento de grande repercussão na Capital e em todo o Brasil, foi, certamente, o da pandemia de gripe - pitorescamente batizada "a espanhola" - que assolou o mundo em 1918.

            Nessa eventualidade apavorante, quando a metrópole populosa de 1.300.000 almas apresentava ao observador atônito e contristado o aspecto de vasta necrópole, com dezenas de milhar de casas fechadas; com o seu movimento paralisado e as ruas por vezes transformadas em depósito de cadáveres, a nossa Federação manteve suas portas abertas e atendeu a multidões que se sucediam, distribuindo-lhes, com os remédios do corpo e a dieta aos mais carecidos, a verdadeira esmola do conforto moral - que essa, sim, se chama Caridade.

            Em compensação, as graças choveram do alto, ostensivas e copiosas, a ponto de, esgotadas as últimas reservas de medicamentos, produzirem-se as curas com simples copos d'água magnetizada e pela só imposição das mãos, ou ainda mediante singelas preces, acompanhadas de exortações.

            Era de ver-se, então, como doentes combalidos, de olhar esgazeado, vítreo, no delírio da febre presto se calmavam e, aliviados e restabelecidos exclamavam: Ah! bem me diziam que viesse até aqui para ficar bom... Bom... Mas... eu estou bom, sinto-me curado, graças a Deus!

            Sugestão? Fluidos? Sim, uma e outra coisa a discutir, mas, certa, inegável, a misericórdia divina.....................





            Extraído das páginas 100 e 101 de:

Fenômenos de Materialização
por     Manoel Quintão
 Livraria Editora da Federação Espírita Brasileira
 1942


Nenhum comentário:

Postar um comentário