Pesquisar este blog

segunda-feira, 11 de março de 2013

2. Ciência Religião Fanatismo



2

Ciência    Religião   Fanatismo

por  Mínimus
(Antônio Wantuil de Freitas)
Ed. FEB
c.1938


            Publicando as palestras que esse livro encerra - e isso para atender a pedidos de amigos que a elas não puderam assistir - temos em mira despertar nos que jamais se preocuparam com a vida futura, post-mortem, o desejo de investigarem a teoria das vidas sucessivas, fonte de sabedoria destinada a conseguir no planeta em que habitamos a harmonia com o Infinito.

            Tanto corromperam as verdades básicas das velhas e respeitáveis religiões, que os homens não dão, nos dias que correm, o menor valor às questões que cogitam do seu próprio futuro. Cansados de ouvir as pueris ameaças do inferno, da condenação eterna e de excomunhões em nome do Cristo, já lhes não são as religiões mais que freio para os ignorantes, motivo de elegância para a sociedade chique e fonte pecuniária para os que delas vivem.

            Desejamos levar aos que assim pensam a notícia da existência de uma doutrina filosófica clara, racional e científica, que explica todas as questões da vida, sem recorrer aos complicados mistérios, que, há séculos, conduzem a humanidade ou à indiferença ou para o ateísmo, donde surgem os revoltados que apelam para a destruição, para a força ou para a vilania.

            Sentir-nos-íamos lisonjeadíssimos se, com estas palestras tão despretensiosas quão sinceras, conseguíssemos pôr uma réstea de luz em tantos pontos para cuja compreensão, em que pese à sua clareza meridiana, há mister grande força de argumentação, tal o acervo de mentiras, falsidades e deturpações de que lançam mão os nossos inimigos, com o intuito de confundir e desorientar os que procuram conhecer a Verdade.

            Aos leitores, a quem as nossas palavras conseguirem mover o interesse pela salutar Doutrina e desejarem conhece-la mais detidamente, ministramos-lhes, no fim deste trabalho, uma resenha das obras que se nos afiguram de mais imprescindível leitura.

            Com estas palestras, procuraremos, apenas, divulgar, de maneira perfuntória, os conhecimentos hauridos nas obras a que acabamos de aludir, e nos quais conhecimentos assenta a irretorquível verdade que nos alumia.

            Aos que já compulsaram esses autores, nada de novo se lhes desvendará; mas aos ainda não iniciados na verdadeira finalidade da vida terráquea, a esses, sim, parece-nos,  mostraremos algo de que nunca ouviram falar.

            Nossas palestras devem ser consideradas como súmula de estudo para aqueles que aspiram a ampliar os seus conhecimentos, sem escravização a dogmas incompreensíveis, mas antes com inteira liberdade de exame e de raciocínio.


                                                           Rio,   1938 - Outubro, 3.

                                                                       Mínimus




Nenhum comentário:

Postar um comentário