Pesquisar este blog

domingo, 10 de março de 2013

18. 'Fenômenos de Materialização'




18

Fenômenos de Materialização
por     Manoel Quintão
 Livraria Editora da Federação Espírita Brasileira
 1942

            Tereis notado que não falei, no curso desta insulsa (que não tem sal. insosso; insípido) palestra, do maior, para não dizer - o único magnetizador - o Magnetizador divino, por excelência: N. S. Jesus Cristo.

            Senhor e possuidor de todos os fluídos, antes, digo, de todas as combinações e modalidades do Fluido Cósmico Universal, fonte de toda a vida. Ele, Médium de Deus, é quem na verdade nos cura de todas as enfermidades, curando-nos a alma da lepra do vício e do pecado.

            Se existe, como tentei demonstrar, um agente magnético em nossa natureza física, é claro que só o podemos utilizar dentro da lei única, que é a Lei do Amor.

            Façamos, pois, do Amor o nosso talismã, o nosso imã, tanto para a cura dos corpos, como para a, cura das almas, principalmente para a cura das almas, tão certo é que a cura de umas importa na cura dos outros.

            Foi rastreando esse Amor que eu tive, "coxo e estropiado", desenganado pela ciência dos homens, há cerca de trinta anos, a ventura de me ver curado pelo Espiritismo! É evocando esse Amor, que tenho visto aqui (1), nesta casa e alhures, os fenômenos de curas reputadas impossíveis.

            (1) Federação Espirita Brasileira .

            Tive eu mesmo, Senhores, a dita de ver em três dias, sob a ação dos passes e das preces,
desaparecer como por encanto uma ascite (hidropsia, resultante da acumulação de serosidade no peritônio)  generalizada! O paciente J. M. B. A., hoje desencarnado, (mas cuja família pode dar disso testemunho) houve de fazer um roupão porque o edema era de tal porte que já não havia roupas que lhe bastassem.

            Pés, mãos, pernas, ventre, cabeça, era todo ele um monstro disforme e três aplicações bastaram para reduzi-la à proporções normais, tudo sem abalos fisiológicos, sem eliminações extraordinárias!

            Quem absorveu, para onde derivou aquela infiltração?

            Seria a sugestão, ou a auto sugestão do enfermo, como querem os nossos galenos pergaminhados? Seria ...

            Mas, nesse caso, por que não abandonam eles todo esse arsenal de drogas com que pretendem curar, intoxicando-a, a humanidade?

            Seria mais humano e, sobretudo, mais... barato. 

            Não há Magnetismo? Pois continue a haver fatos. O Divino Mestre ressuscitou Lazaro, curou o cego de nascença, a filha de Jairo, o filho da viúva de Naim, a mulher que lhe tocou a fímbria da túnica.

            Antes d'Ele, Tobias curou a cegueira do velho pai com fel de peixe (líquido amargo produzido pela vesícula biliar); Elias ressuscitou o filho da viúva de Sarépta; Eliseu curou de lepra a Naaman, general dos exércitos do rei da Síria...

            Depois d'Ele, Pedro levantou Tábita do leito mortuário, Paulo, naufragado em Malta, curou Publius, impondo-lhe as mãos ...

            O dilema é este: ou os fatos são verídicos ou a história mente! Era, dizem, os dons do Espírito Santo, consagrados na Pentecostes! Mas esses dons que desertaram dos Templos, como das Igrejas hodiernas, esses dons que minguam e rareiam nos Areópagos e nos Anfiteatros contemporâneos à falta de fé - esses dons, como forças vivas da Natureza, não desapareceram no tempo e no espaço, nem constituem privilegio de classe, de seita ou de casta.

            Ao contrário, eles recrudescem hoje, acionados, bafejados pelos Mensageiros do Senhor, que os nobilitam, que os engrandecem, que os santificam pelo espírito de Caridade.

            Nobilitemo-nos, santifiquemo-nos, pois, com eles e por eles.

            Amemos e... pratiquemos, simplesmente.

            O Dr. Encausse, um fisiologista notável, em seu "Curso da Escola Prática de Magnetismo", dizia aos seus discípulos:

                        "Si plus tard vous faltes de Ia medicine, ele sera peut-être illegale, mais taches au moins qu'elle soít pratique et qu'elle guérisse".

            Charlatães? Que importa!

            Orígenes em sua obra contra Celso já nos fala desses tais, como a provar que o labéu sempre serviu para designar os não rotulados das escolas oficiais.

            Mas, as escolas passam, as teorias passam e os fatos ficam.

            Não há Magnetismo animal?

            Pois haja fatos.

            E que Jesus nos abençoe e inspire para que dos seus Evangelhos - essa Arca Santa de todas testemunho, tal como o deram os Apóstolos dentro dos seus Evangelhos, essa Arca Santa de todas as verdades eternas, incorruptíveis no tempo e no espaço, a resumirem-se numa só palavra: DEUS!

FIM     (desta parte)

Nenhum comentário:

Postar um comentário