Pesquisar este blog

terça-feira, 27 de março de 2012

Máximas de um Pobre Operário




Máximas de
 um Pobre Operário
           
            

             Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de toda a tua mente e com todas as tuas forças.

            Faze aos outros o que queres que os outros te façam...

            Não condenes - e não serás condenado.

            Quando deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a direita.

            Há mais felicidade em dar que em receber.

            Perdoai aos homens - e sereis perdoados por Deus.

            Amai os vossos inimigos, fazei bem aos que vos fazem mal, orai pelos que vos perseguem e caluniam - para serdes filhos do Pai celeste, ele, que faz nascer o seu sol sobre bons e maus, e faz chover sobre justos e pecadores ...

            Não podeis servir a dois senhores - a Deus e às riquezas.

            Mais fácil é passar um camelo pelo fundo duma  agulha do que um rico entrar no reino de Deus.

            Dai de graça o que de graça recebestes.

            Quem se humilhar será exaltado - e quem se exaltar será humilhado.

            Dai a César o que é de César - e a Deus o que é de Deus.

            Eu vim para servir - e não para ser servido.

            Arranca primeiro a trave do teu olho - e depois verás como tirar o argueiro do olho de teu irmão ...

            O que fizerdes ao menor de meus irmãos - a mim é o que faz eis.

            Se não vos tornardes como as crianças não entrareis no reino do céu ...

            Tudo é possível àquele que tem fé.
           
            Quando um cego conduz a outro cego ambos vem a cair na cova ...
            Quem perder a sua vida por minha causa, - ganhá-la-á ...

            O que entra na boca não torna o homem impuro - mas sim, o que sai do coração ...

            Quem dentre vós quiser ser o maior - torne-se o servo de todos ...

            Eu sou o caminho, a verdade e a vida ...

            Eu sou a luz do mundo - quem me segue não anda em trevas ...

            Larga é a estrada que conduz à perdição - estreito é o caminho que conduz à vida ...

            Não andeis inquietos pelo que haveis de comer, beber e vestir - considerai as aves do céu, que não semeiam, nem ceifam nem recolhem em celeiros - e o Pai celeste lhes dá de comer ...

            Considerai os lírios do campo, como crescem: não trabalham nem fiam - e, no entanto, nem Salomão em toda a sua glória se vestiu jamais como um deles ...

            Quando alguém te ferir na face direita - apresenta-lhe também a outra ...

            Quando alguém te rouba a túnica - cede-lhe também a capa ...

            Quando alguém te obriga a acompanhá-lo por mil passos - vai com ele dois mil ...

            Este é o meu mandamento: que vos ameis uns aos outros assim como eu vos tenho amado ... Por isto há de o mundo conhecer que sois discípulos meus ...

            A tal ponto amou Deus o mundo que por ele entregou seu Filho Unigênito, para que todos os que nele crerem tenham a vida eterna...

            A vida eterna é esta: Conhecerem-te a ti, único Deus verdadeiro - e a Jesus Cristo que enviaste...


Huberto Rohden
in “De  Alma para Alma” (Ed. União Cultural Editora 1956)






Nenhum comentário:

Postar um comentário