Pesquisar este blog

quarta-feira, 14 de março de 2012

01 / 05 Antônio Wantuil de Freitas



01 / 05  Antônio
Wantuil de Freitas

inReformador’ (FEB) Abril 1974

            Antônio Wantuil de Freitas, que foi Presidente da Federação Espírita Brasileira durante vinte e sete anos consecutivos, desencarnou na Guanabara, aos 11 de março último, às 12h55m, na Clínica São Vicente, onde estava internado desde o dia 20 de fevereiro. Vitimou-o uma trombose, seguida de várias complicações orgânicas. Até o último suspiro, o nosso querido companheiro se conservou lúcido, embora a fraqueza geral só lhe permitisse, nos dias finais, apenas balbuciar e assim mesmo com extrema dificuldade.

            Deixou viúva a Sra. Zilfa Fernandes de Freitas, sua desvelada companheira de todas as horas e com quem se consorciara em 25 de junho de 1919. Deixou ainda seis filhos maiores e netos. Sua única filha desencarnara aos 18 anos, em 1938, conforme registrou Guillon Ribeiro, à página 118 do "Reformador" daquele ano.

            Entre vários e curiosos fatos que antecederam a sua desencarnação, destacamos o ocorrido no Grupo Ismael, na noite de 7 de março último. Estudava-se a mensagem "Consciência e Conveniência", do capítulo 2 do livro "Estude e Viva", psicografado por Francisco Cândido Xavier e Waldo Vieira. Em dado momento, alguns dos presentes "sentiram" a entrada de alguém na sala, o que foi comprovado pelos médiuns Olímpio Giffoni e Manoel Joaquim Pereira Jr. que, depois da sessão, declararam haver visto perfeitamente o Wantuil em Espírito. Mas, a sessão prosseguia e, ao terminar a primeira parte dos trabalhos, Bittencourt Sampaio, Espírito altamente esclarecido, que, como se sabe, deixou excelentes obras doutrinárias e evangélicas, recebidas pelo então famoso médium Frederico Júnior, ditou a seguinte mensagem ao mesmo médium Olímpio Giffoni, relacionada ao mesmo tempo com Wantuil e com o penúltimo parágrafo do citado livro:

            Irmãos em Jesus, Deus nos abençoe.

      Guardados sob o pálio bendito do nosso Anjo lsmael, agrupam-se, em torno do companheiro que se apresta para retomar ao plano espiritual, todos aqueles que [oromi testemunhas dos seus esforços a fim de acertar com a vontade do Alto.

      Podemos afirmar-vos que bem poucos deram tanto em favor da causa espírita: sua dedicação transformou-se em renúncia do homem comum, para tão somente cuidar da Casa de lsmael.

      Não apreciamos, neste instante, acertos, mas sim o desejo de fazer o melhor para que a causa dos espíritas pudesse prosseguir em bases mais sólidas de patrimônio material e moral, pois em ambas as frentes soube plantar alicerces que dão estabilidade aos continuadores da tarefa de divulgação e pregação da Doutrina Espírita dentro do Evangelho de Jesus.

            Aqui estão, aguardando-o nesta transição, todos os trabalhadores da nossa seara; e a caravana, que jamais se dissolverá, está presente, amparando na dor os encarnados, e o que desencarna na separação dos laços fluídicos que o ligam ao corpo.

      Mas estejam certos: o momento é festivo aqui na Espiritualidade, pois a bagagem que receberá de volta é digna de um monarca.

      Rendamos graças a Deus por tudo e transmitam aos seus familiares que o amor de Jesus e a assistência do Anjo Ismael envolvem o prezado e valoroso obreiro do Senhor. Paz, luz e amor. Deus nos abençoe.

Bittencourt

            No final da reunião, Bittencourt Sampaio confirmou, psicofonicamente, a presença, ali, do Wantuil, que tentou comunicar-se pelo médium Manoel Joaquim Pereira Jr. para agradecer.



Nenhum comentário:

Postar um comentário