Pesquisar este blog

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Santuário Materno



Santuário materno
            
             No nosso tempo, mamãe! ...

            Eu era pequenina e louçã.

            Você, estuante de vigor, tomava-me pelas mãos, que mil vezes as suas uniram para o
poema da oração, e me conduzia pelo bosque festivo da vida, cantando aos meus ouvidos musicados pela sinfonia da Natureza as gloriosas mensagens do existir.

            As primaveras se sucediam e quase não percebíamos o passar das festas das Estações ...

            Ainda me recordo das suas narrativas comoventes a respeito de um Nascimento Sublime, quando nos sentávamos entusiasmadas no chão da sala de nossa casa, armando o presépio evocativo ...

            Sua palavra delicada recordava a mais linda história e a mais fascinante Vida, fazendo- me estremecer cada vez, porque sempre nova e sempre bela a evocação do Natal nos seus lábios emoldurados de bondade e nos seus olhos orvalhados de lágrimas.

            Quantas vezes, ao anoitecer, no seu colo. quase a dormir, você me ensinava contar as estrelas que surgiam, falando-me desses ninhos de vidas e de luzes que minhas pequenas mãos, não em poucas tentativas, buscavam alcançar?! ...

            Noutras oportunidades, quando comecei a compreender os sofrimentos humanos e lhe percebi na face os primeiros sulcos das agonias suportadas heroicamente, você, sorrindo, me convidava a confiar n'Ele, o Menino Divino, não me permitindo sofrer com a sua aflição.

            O tempo mostrou-me a sua grandeza, através das incontáveis renúncias que você se soube impor, e da resignação que lhe aureolou a fronte até à velhice consagrada ao bem.

            Recordo-me de você, mamãe, e toda vibro de sadia emotividade. Pelas telas das recordações repassam todas as horas da nossa convivência, e eu me ergo em oração para agradecer a Deus a mãe que você foi para mim.

            Evocando-a em toda a sua grandiosidade de quase santa que você foi, compadeço-me da maternidade ultrajada e negaceada destes dias de inquietação e tormento, deixando-me vencer por justa preocupação.

            Quando ser mãe se transforma em lamentável questão de laboratório ou se converte em
problema de programação racional, face a imposições financeiras, e quando os anovulatórios
obstruem a porta estelar do berço, sim, compreendo que a escassez de amor, na Terra, é o
fermento de dores acerbas que não tardarão ...

            Eu que recebi a alta concessão de poder voltar ao palco da carne através de mulheres como você, ricas de abnegação, bendigo-a, enquanto choro por aquelas que enlouquecem na soledade e no abandono, sem a recordação sequer de duas mãos e dois braços pequeninos, parecidos a asas que um dia lhes rociassem os corações ...

            Por tudo isso, junto as minhas às suas mãos e num presépio simbólico, evocativo, voltamos a orar, no Dia das Mães, pela mulher infortunada que esqueceu ou não deseja santificar a própria vida, fazendo-se santuário, transfigurando-se em mãe.

Amelia Rodrigues

por  Divaldo P. Franco
em 17/3/1970,
no C E "Caminho da Redenção, em Salvador, BA.
Reformador (FEB) Maio 1970

Nenhum comentário:

Postar um comentário