Pesquisar este blog

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

O Servo do Centurião


O Servo
do Centurião

8,5 Entrou Jesus em Cafarnaum. Um centurião  veio  a  Ele  e lhe fez esta súplica:
8,6 Senhor, meu servo está em casa, de cama, paralítico, e sofre muito.
8,7 Disse-lhe Jesus: “ -Eu irei e o curarei!” 
8,8 Respondeu o centurião; -Senhor, eu não sou digno de que entreis em minha casa. Dizei uma só palavra e meu servo será curado.
8,9 Pois eu também sou um subordinado e tenho soldados as minhas ordens. Eu digo a um -Vai!, e ele vai; a outro -Vem!, e ele vem. E a meu servo: -Faze isto e ele o faz.
8,10 Ouvindo isso, cheio de admiração, disse Jesus aos presentes: “ -Em verdade vos digo, não encontrei semelhante fé em ninguém em Israel.
8,11 Por isso eu vos declaro que multidões  virão do Oriente e do Ocidente e se assentarão no reino dos céus com Abraão, Isaac e Jacó,
8,12 enquanto os filhos do reino serão lançados nas trevas exteriores, onde haverá choro e ranger de dentes.”
8,13 Depois, dirigindo-se ao centurião, disse: “ -Vai! Seja-te feito conforme a tua fé.”  Na mesma hora o servo ficou curado.

Para  Mt (8,7) - Eu irei e o Curarei!, buscamos no Cap. XIV de  “A Gênese” , de Alan Kardec, os seguintes comentários:

            “...o fluido universal é o elemento primitivo do corpo carnal e do perispírito, os quais são simples transformações dele. Pela identidade da sua natureza, esse fluido, condensado no perispírito, pode fornecer princípios reparadores ao corpo; O Espírito, encarnado ou desencarnado, é o agente propulsor que infiltra num corpo deteriorado uma parte da substância do seu envoltório fluídico. A cura se opera mediante a substituição de uma molécula malsã por uma molécula sã. O poder curativo estará, pois, na razão direta da pureza da substância inoculada; mas depende também da energia da vontade que, quanto maior for, tanto mais abundante emissão fluídica provocará e tanto maior força de penetração dará ao fluido. Depende ainda das intenções daquele que deseje realizar a cura, seja homem ou espírito. Os fluidos que emanam de uma fonte impura são quais substâncias medicamentosas alteradas.

            São extremamente variados os efeitos da ação fluídica sobre os doentes, de acordo com as circunstâncias. Algumas vezes é lenta e reclama tratamento prolongado, como no magnetismo ordinário; doutra vezes é rápida, como uma corrente elétrica. Há pessoas dotadas de tal poder*, que operam curas instantâneas nalguns doentes, por meio apenas da imposição das mãos, ou, exclusivamente por ato de vontade. Entre os dois polos extremos dessa faculdade, há infinitos matizes. Todas as curas desse gênero são variedades do magnetismo e só diferem pela intensidade e pela rapidez da ação. O princípio é sempre o mesmo: o fluido, a desempenhar o papel de agente terapêutico e cujo efeito se acha subordinado à sua qualidade e a circunstâncias especiais. ”      
            * Jesus!

            Para Mt  (8,9) - Ainda não vira tão grande fé em Israel ...- leiamos a Antônio Luiz Sayão em “Elucidações Evangélicas”:

            “Assim dizendo, quis Jesus assinalar que filho de Deus, no sentido particular em que Ele usava dessa locução, é todo aquele que em Deus tem fé, seja judeu ou gentio; que ter fé em Deus não é privilégio desta ou daquela seita religiosa; e que o que tem fé, seja ele o que for, Deus não o rejeita, como faz a Igreja Romana com os que não se lhe curvam ao jugo, aos quais ela não só repele do seu seio, como presunçosamente os declara repelidos do Senhor.

            Orgulhosa dos bens que recebeu, não admite lhe caiba reparti-los, esquecida do caso da Cananeana, de quem Jesus, para dar sublime ensinamento, provocou uma resposta, que foi formulada nos seguintes termos: O cãozinho se nutre das migalhas que caem da mesa de seu dono (Mt 15,27).

            Chamada a continuar a obra dos primeiros cristãos, a Igreja começou a desempenhar com zelo a sua tarefa; mas o êxito a embriagou e ei-la sacrificando a Mamon, esquecida da humildade do Mestre e dos princípios evangélicos, repelindo, cheia de orgulho, os que procuram abrir-lhe os olhos e opondo-se, pelas conveniências políticas, até às conversões à religião ortodoxa!  O véu dos interesses inconfessáveis, da ânsia de predomínio dos mistérios, lhe impede completamente a visão da luz. Esse véu, porém, será arrancado, porque Deus o quer. A grandiosidade dos ensinos espíritas, a verdade da ciência espírita irão tirando uma a uma as camadas de obscurantismo que os séculos no seu perpassar lhe colocaram em cima, ocultando-lhe a luz.

            A Igreja de Cristo tem por templo o nosso planeta, por fiéis todos os que praticam a sua moral simples e sublime e por sacerdotes todos os corações puros que arrebanham os Espíritos transviados, para os reconduzir Àquele que empunha o grande cajado de pastor.”
           
            Para  Mt (8,12) - Mas os filhos do reino serão lançados nas trevas exteriores -, da mesma fonte anterior, temos:

            “Isto significa que os que receberam a palavra do Senhor e dela não fizeram o uso que deviam fazer; que os que se julgavam salvos, pela única razão de se suporem com o direito de absolver e de condenar, serão pesados na mesma balança em que pesavam os outros e passarão na erraticidade pelas torturas morais e fazê-los aperfeiçoar-se. ”

Nenhum comentário:

Postar um comentário