Pesquisar este blog

domingo, 9 de maio de 2021

Dr. Alexis Carrel

 

Dr. Alexis Carrel

A Redação

Reformador (FEB) Novembro 1944

             O Dr. Alexis CarreI pertenceu ao grupo dos sábios que trabalharam no Rockfeller Institute for Medical Research. Ao lado de Jacques Loeb, Meltzer, Noguchi, Simão Flexner e de dezenas de gênios, passou ele grande parte da sua vida de cientista, dos mais notáveis do século.

             Recordemos alguns trechos do seu livro “O Homem, esse Desconhecido”:

             “...A existência da vidência e da telepatia é um dado imediato da observação. Aqueles que são dotados desse poder conhecem, sem utilizar os órgãos dos sentidos, os pensamentos de outros indivíduos. São igualmente sensíveis a acontecimentos mais ou menos afastados no espaço e no tempo.” (Pág. 148).

             “...Em muitos casos, estabelece-se comunicação, no momento da morte ou de um grande perigo, entre dois indivíduos. O moribundo, ou a vítima do acidente, mesmo quando este não é mortal, aparece momentaneamente a um amigo sob o seu aspecto habitual. Muitas vezes o fantasma não fala; outras, anuncia a sua morte. O vidente pode também ver, a grande distância, uma cena, um indivíduo, uma paisagem que descreve minuciosa e exatamente." (Pág. 150).

             “... A atividade mística foi banida da maior parte das religiões, e até a sua significação foi esquecida. A um tal esquecimento prende-se, provavelmente, a decadência das igrejas.” (Pág. 160).

             “...Supomos que a sede das atividades psicológicas é o cérebro porque uma lesão desse órgão produz perturbações imediatas e profundas na consciência. É provavelmente ao nível da substância cinzenta que o espírito, segundo a expressão de Bergson, se insere na matéria.” (Pág. 168).

             “... As doenças do espírito tornam-se ameaçadoras, e mais perigosas do que a tuberculose, o cancro, as afecções do coração e dos rins e até do que o tifo, a peste e o cólera.” (Pág. 184).

             “... A medicina moderna não conseguiu assegurar a todos a posse das atividades que são verdadeiramente específicas do homem. Os médicos são completamente incapazes de proteger a inteligência dos seus inimigos desconhecidos. Conhecem-se os sintomas das doenças mentais e os diversos tipos de debilidade do espírito, mas ignora-se completamente a natureza dessas perturbações.” (Págs. 184/5).

             “... A chave da patologia do espírito está na psicologia tal como a dos órgãos na fisiologia. Mas esta é uma ciência, ao passo que a psicologia não o é. A psicologia espera ainda o seu Claude Bernard ou o seu Pasteur." (Pág. 185).

             “... Além disso, sabemos que os videntes possuem o dom de ver coisas ocultas a grande distância; alguns deles veem acontecimentos que já se passaram, e outros que hão de passar-se futuramente." (Pág. 191).

             “Os casos de predição do futuro conduzem-nos ao limiar dum mundo desconhecido. Parecem indicar a existência dum princípio psíquico capaz de evolucionar fora dos limites do nosso corpo." (Pág. 305).

...........................................................

Da Wikipedia:  

Alexis Carrel (Lyon, 28 de junho de 1873  Paris, 5 de novembro de 1944foi um biologista francês.

 Recebeu o Nobel de Fisiologia ou Medicina de 1912.

Nenhum comentário:

Postar um comentário