Pesquisar este blog

quarta-feira, 21 de abril de 2021

O idioma de Jesus

 

O Idioma

de Jesus

 por Roberto Macedo

Vocabulário Histórico-Geográfico dos Romances de Emmanuel (FEB)

 

            O aramaico, dialeto semítico, do grupo arameu-assírio, era o falado por Jesus.

         Podem assim ser divididas as línguas semíticas: a)  Grupo arameu-assírio; b) Grupo cananeu; c)  Grupo árabe.

            O arameu-assírio abrangia o assírio propriamente dito e dois dialetos aramaicos: 1) Caldeu ou caldaico; 2) Siríaco ou siro-hebraico.

            Dos dois dialetos aramaicos, predominava o caldeu na Assíria (e Babilônia), o Siríaco na Síria (e Mesopotâmia). Admite-se que o povo israelita, possuidor de língua própria - o hebreu ou hebraico, do grupo cananeu - assimilasse ambos os dialetos aramaicos, quando escravizado pelo rei babilônio Nabucodonosor. Dominados, por sua vez, os babilônios pelos persas, permitiram estes o regresso de israelitas a Jerusalém e surge, então, um período de concomitância: o povo fala dialetos aramaicos, mas subsiste como língua oficial o hebreu, usados também o grego e o latim, este na fase de subjugação romana.

            Daí comunicar-se Jesus com o povo em dialeto aramaico (siríaco ou siro-hebraico) e com os doutores da lei na língua oficial. Por isso, tanto Lucas como João (respectivamente 4:17,21 e 7:15) mencionam o espanto dos circunstantes pela leitura e interpretação de textos sagrados, feitas por Jesus em linguagem clássica, sem aparente aprendizado escolar. Revela o romance “Há Dois mil Anos” que o latino Públio Lêntulus considerou difícil entender-se com o Mestre, porque “certamente Jesus lhe falaria no aramaico...” E o Evangelista Marcos, ao registrar expressões em dialeto, fornece tradução imediata (“Talitha, cumi”, 5:41 - Ephpatha, 7:34; - Lama sabachtani”, 15:34).


Nenhum comentário:

Postar um comentário