Pesquisar este blog

terça-feira, 20 de abril de 2021

As Curas

 

As   Curas

             Mateus 4,23 - Jesus percorria toda a Galiléia, ensinando nas suas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino, curando todas as doenças e enfermidades entre o povo.

            Kardec, em “A Gênese”, Cap XV, de forma precisa e sintética, lega a seus pósteros o esclarecimento necessário sobre as inúmeras curas descritas ao longo dos quatro evangelhos:

        De todos os fatos que dão testemunho do poder de Jesus, os mais numerosos são, não há  como contestar, as curas. Queria Ele provar dessa forma que  o verdadeiro poder é o daquele que faz o bem; que o seu objetivo era ser útil e não satisfazer à curiosidade dos indiferentes, por meio de coisas extraordinárias. Aliviando os sofrimentos, prendia a si as criaturas pelo coração e fazia prosélitos mais numerosos e sinceros, do que se apenas os maravilhasse com espetáculos para os olhos. Daquele modo, fazia-se amado, ao passo que,  se limitasse a produzir surpreendentes fatos materiais, conforme os fariseus reclamavam, a maioria das pessoas não teria visto senão um feiticeiro, ou um mágico hábil, que os desocupados iriam apreciar para se distraírem.

        “O Espiritismo, igualmente, pelo bem que faz é que prova a sua missão providencial.

        Ele cura os males físicos, mas cura, sobretudo, as doenças morais e são esses os maiores prodígios que lhe atestam a procedência. Seus mais sinceros adeptos não são os que se sentem tocados pela observação de fenômenos extraordinários, mas os a quem liberta das torturas da dúvida; aqueles a quem levantou o ânimo na aflição, que hauriram forças na certeza, que lhes trouxe, acerca do futuro, no conhecimento do seu ser espiritual e de seus destinos. Esses os de fé inabalável, porque sentem e compreendem.

        Os que no Espiritismo unicamente  procuram efeitos materiais, não lhe podem compreender a força moral. Daí vem que os incrédulos, que apenas o conhecem através de fenômenos cuja causa primária não admitem, consideram os espíritas meros prestidigitadores e charlatães.

         Não será, pois, por meio de prodígios que o Espiritismo triunfará da incredulidade: será pela multiplicação dos seus benefícios morais, porquanto, se é certo que os incrédulos não admitem os prodígios, não menos certo é que conhecem, como toda gente, o sofrimento e as aflições e ninguém recusa alívio e consolação ”

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário