Pesquisar este blog

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Natal



Natal


            Nascer é um fenômeno biológico. Diz respeito à Vida numa das suas mais estupendas e maravilhosas manifestações. Onde há Vida, há movimento e crescimento, reza o velho e conhecido aforismo.

            Assim, pois, o Natal de Jesus deve ser para os verdadeiros cristãos um acontecimento positivo, de cuja realidade cada um dará o seu inconfundível testemunho.

            O natalício do Divino Mestre é a sua Vida mesma iniciada no coração dos discípulos. Este sucedimento não se presta à simulação ou dissimulação. "Ser ou não ser, eis a questão". Pueris e vãs serão sempre as exterioridades com que pretendem comemorar e festejar o advento do Filho de Deus neste mundo, uma vez que tal fato é todo de ordem íntima e de natureza espiritual.

            Se, realmente, Jesus nasceu em nossas almas, havemos de revelá-lo. Não poderemos manter em segredo o seu alviçareiro natalício. Provado ficará pelo nosso crescimento espiritual, fruto legítimo da força incoercível que caracteriza a Vida em todas as suas infinitas formas de exteriorização .

            Onde Jesus nasce, floresce a Vida do Espírito através dos seus atributos inconfundíveis: inteligência, sentimento e vontade. O evolver ininterrupto dessas faculdades, em perfeito equilíbrio, atesta a sua presença no coração humano. Ainda que se quisesse, não se poderia disfarçá-lo ou escondê-lo.

            De outra sorte, irrisórias serão as tentativas em simular o seu Natal, de vez que não existe engenho humano capaz de produzir a Vida como a Vida é. Imitá-la ou fantasiá-la importa em ridículo gesto de auto mistificação. Não podemos dar viço e aroma às flores de papel ou de pano. Não podemos, igualmente, imprimir movimento, e, sobretudo, crescimento aos simulacros. Só a Vida cresce, enflora e frutifica. O engenho humano imita, não produz a Vida. A Vida só procede de uma única fonte eterna e inexaurível, que é Deus. Jesus veio de Deus; é o seu Verbo que se fez carne e habitou entre os homens para instruí-los e educá-los a fim de redimi-los. "Eu sou o caminho, a verdade e a Vida; ninguém vai ao Pai senão por mim."

            Hosanas, pois, ao Verbo Divino, que veio apontar ao homem o roteiro da Vida Eterna, roteiro esse que se concretiza na evolução constante da criatura para o seu Criador, conforme a sabedoria da sua mesma revelação: "Sede perfeitos como o vosso Pai celestial é perfeito." Vida, movimento e crescimento em suas expressões reais, tais são as características da presença do Senhor em nós.

            Eis a mensagem dos anjos, que são as virtudes do céu, anunciando o acontecimento: "Eu vos trago uma boa-nova de grande gozo, que o será para todas as gentes: é que hoje vos nasceu na cidade de David um Salvador, que é o Cristo Senhor." 

            Nessa individuação - vos nasceu - está todo o espírito, magia e maravilha do NATAL.



Vinícius
Reformador (FEB) Dezembro 1945



Nenhum comentário:

Postar um comentário