Pesquisar este blog

sábado, 29 de dezembro de 2012

Bilhetes




Bilhetes
por G. Mirim (Antônio Wantuil)
Reformador (FEB) Setembro 1946


            Num dos Concílios da Igreja, como os homens não pudessem compreender o Cristo, porquanto não achavam explicação possível, na época, para os "milagres" por ele realizados, decretaram como dogma que o Enviado era o próprio Deus, então dividido em três pessoas, tal como os deuses de antigas religiões.

            Com Buda, os fatos se passaram mais ou menos de forma semelhante. É a tendência natural dos homens. Entretanto, todos nos rimos da ingenuidade dos índios, por se terem curvado ao deus Caramuru.

            Assim têm sempre procedido os homens apesar de os iniciadores dos movimentos religiosos deixarem bem claramente explicado que eles não eram deuses, mas criaturas falíveis como nós o somos.

            Dessa maneira, com tais interpretações, a Humanidade se tem dividido ou conservado em verdadeiro estado de fanatismo religioso, estacionando o que veio para ser evolutivo. Swedenborg aí está, trancado nos livros que deixou, formando uma seita à parte.

            Com o Espiritismo já se vai também caminhando para esse estacionamento. Kardec foi muito grande e, daí, por não o compreenderem, aliás, por não assimilarem a Doutrina que ele recebeu através de médiuns, codificando-a, já existe uma tendência para as subdivisões e por conseguinte, para o enfraquecimento do meio e consequente vantagem para o sacerdotismo semi oficializado de outras igrejas.     

            É necessário, portanto, que não confundamos a pessoa de Kardec com a obra por ele recebida do Alto. Não ponhamos em plano igual as obras que lhe foram ditadas e os trabalhos outros de sua própria pena. Nas primeiras estão as leis; nas segundas, as opiniões pessoais de um homem que, apesar da sua alta e ímpar posição no meio espírita, não pode ser considerado em igualdade com os Espíritos que lhe transmitiram aquelas leis, e tanto é justo esse nosso raciocínio, que ele próprio, agindo com a precaução dos sábios, em várias ocasiões repetiu essa mesma afirmativa de que estava sujeito a erros e, por isso mesmo, muitas vezes não afirmava, mas apresentava apenas hipóteses.

            Tenhamos por Allan Kardec o respeito e o amor de que se fez merecedor, mas não nos subdividamos por caprichos ou por vaidades exibicionistas que existam dentro de nós. Esforcemo-nos, antes, por reunir todos os meios espíritas, conseguindo convencer, até mesmo os anglo-saxões, de que "O Livro dos Espíritos" é a ligação de todos nós.

            Se continuarmos como vamos, entregando-se cada um ao primeiro inimigo invisível que se lhe apresente, em breve teremos centenas de pequenos agrupamentos: os que só aceitam os fenômenos; os que repelem a reencarnação; os que rejeitam a teoria de Darwin; os que não toleram preces; os que não admitem a evocação de Espíritos, etc., etc., cada um com a sua denominação especial.

            Como vemos, todos aqueles que trabalham pela subdivisão da Doutrina e que procuram combater e criticar, sem construir, são criaturas que se vêm prestando para a obra dos inimigos invisíveis.

            Paulo foi considerado como o maior dos pregadores e o verdadeiro propagador do Cristianismo; porque procurou reunir todas as correntes, indo até mesmo à procura dos gentios, classe desprezível para os fanáticos do Judaísmo, então dominante, e para os que receberam; no berço, a educação dessa poderosa organização  político-religiosa dos primeiros tempos.

            Dividir, criticar, condenar, acusar não é obra digna de um espírita, porque a Doutrina nos ensina a trabalhar para a união, para a tolerância, para o amor.

            Trabalhemos, pois, pela união e nunca para a desunião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário