Pesquisar este blog

sábado, 17 de dezembro de 2011

Lutas


Lutas

            Estamos diante do mundo.

                O homem lutando contra o homem e dele se preservando torna árido o próprio coração a ponto de, por vezes, negar os benefícios do sentimento de fraternidade.  

                Há o homem, porém, de lutar contra si mesmo.

                Nem sempre, embora desafiada pelo meio, precisará a criatura colocar-se em defensiva, menos ainda, deverá tomar a posição de opressor, alegando que não quer ser oprimido.

                Poderemos rebelar-nos.

                A rebelião cristã, todavia, é aquela que nos induz a violentar o nosso egoísmo, para que cresça em nós o amor ao próximo.

                Alguém que pareça colocar em risco o nosso equilíbrio financeiro algumas vezes é singelo instrumento para testar o nosso sofrimento de altruísmo. Outro, cuja conduta se choca com nossos anseios pessoais, repetidamente é um infeliz que extravasa os seus ideais limitados tornando-se um credor de piedade.

                Um que, aparentemente, frustrou os planos de nosso futuro, não deixa de ser um escravo de ambições íntimas, um esmoler da afetividade espírita-cristã.

                Não sejamos egoístas, entre egoístas. Não há mérito em ser lobo entre lobos. Lutar contra o mal não é combater o próximo. Saibamos, pois, comportar-nos como convém à sã Doutrina.

                Se não houver semeadores no campo do amor fraterno, só poderemos aguardar a multiplicação das dores.

                Para afastar as sombras do egoísmo, que se avolumam ameaçadoras no horizonte de nossos dias, deveremos acolher o sol da caridade na intimidade do ser para que o amor seja luz contra as trevas.

J. Alexandre

in “Reformador” Dezembro 1972



Nenhum comentário:

Postar um comentário