Pesquisar este blog

sábado, 21 de março de 2020

Ensinar deleitando



Ensinar deleitando
Ismael Gomes Braga
Reformador (FEB) Abril 1958

            Uma plêiade de Espíritos de luz, em nossos dias, vêm criando a mais bela literatura de todos os tempos, ensinando as Verdades eternas em forma doce e encantadora.

            A beleza da forma perpetua o ensino e pacientemente aguarda o progresso geral para produzir frutos. Poderíamos faz longa lista de belos poemas e romances, recebidos e publicados nestes decênios mais recentes, que possuem suficiente valor artístico para romper as limitações de tempo e se eternizarem no mundo, mas neste pobre artiguete vamos mencionar somente um livrinho a aparecer com o título “Contos e Apólogos” do Irmão X, recebidos pelo médium Francisco Cândido Xavier.

            São quarenta pérolas que formam um lindo colar. Nenhum conto é longo, mas todos merecem longa meditação pela sabedoria que encerram. Postos em outra forma, dariam um catecismo de Doutrina espiritualista cristã, mas perderiam o encanto de contos.

            Como prefácio vem uma “Oferenda”, na qual o autor diz que ouviu de outros viajores todas as histórias instrutivas sobre a eternidade da vida e a glória do porvir. A Doutrina genuinamente cristã mas apresentada em forma diferente dos catecismos, com mais arte, com a reencarnação aparecendo em páginas diversas.

            Alguns desses contos já foram impressos em Reformador e será agradável ao leitor estudá-las de novo, com mais vagar, no belo livrinho. Será recordar o caso da fazendeira desalmada que lançou uma pobre escrava nas águas do Paraíba e cem anos mais tarde morre vítima de uma inundação; da lição de Jesus sobre a necessidade da do; da vida desastrada de um servidor que adiava sempre as suas realizações e é colhido inesperadamente pela Morte; do sofrimento como caçador providencial para nos encaminhar a Deus; do raio de luz e do raio de treva lançados nos corações, cada um produzindo os efeitos que lhe são próprios; da inutilidade da caridade apenas teórica; das ilusões do mundo que prestam homenagens aos maus, etc., etc.

            Ponhamos esse livrinho nas mãos de todos; jovens e velhos, homens e mulheres, e nele cada um de nós terá muito a aprender.

Nenhum comentário:

Postar um comentário